Topo

Assassinato de Gandhi será levado aos cinemas da Índia em 2014

Mahatma Gandhi em foto de Homai Vyarawall, primeira repórter fotógtrafica da Índia - Divulgação
Mahatma Gandhi em foto de Homai Vyarawall, primeira repórter fotógtrafica da Índia Imagem: Divulgação

28/03/2013 11h33

A história de como o nacionalista Nathuram Godse assassinou o líder indiano Mahatma Gandhi com três tiros à queima-roupa em Nova Délhi, no dia 30 de janeiro de 1948, será levada aos cinemas da Índia em breve, informou nesta quinta-feira (28) a produtora Cinetek Films.

A trama do complô para assassinar um dos grandes ícones do século XX será baseada no livro "The Men Who Killed Gandhi" (Os Homens que Mataram Gandhi), do escritor indiano Manohar Malgonkar.

A produtora, que adquiriu os direitos autorais da obra, escolheu o cineasta Siddharth Sengupta, o mesmo de "Oye Lucky! Lucky Oye!" e "Agneepath", para assumir a direção do filme.

De acordo com as fontes, as filmagens começam em 15 de agosto, dia da independência da Índia. O longa deve estrear em janeiro de 2014, coincidindo com o 66º aniversário da morte de Gandhi.

Além de abordar o assassinato de Gandhi, o filme também narrará o julgamento de Godse, que foi condenado à morte e morreu na forca no dia 15 de novembro de 1949.

A vida e o assassinato do líder independentista já foram levados inúmeras vezes ao cinema, embora este novo filme tenha a particularidade de focar e esmiuçar o complô que resultou na morte do líder.

Neste aspecto, o filme "Gandhi" (1982), dirigido por Richard Attenborough e com Ben Kingsley no elenco, talvez seja o longa que mais tenha alcançado reconhecimento, já que ganhou oito prêmios Oscar, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

De certa forma, a memória que temos de Gandhi atualmente se deve muito a esse filme de Attenborough, que realizou um retrato amável do líder espiritual e evitou as controvérsias que o rodeavam.