Topo

Festival de Taipé apresenta filme brasileiro na seção internacional

Begê Muniz em "A Floresta de Jonathas", do diretor Sérgio Andrade - Divulgação
Begê Muniz em "A Floresta de Jonathas", do diretor Sérgio Andrade Imagem: Divulgação

28/06/2013 10h38

O Festival Internacional de Cinema de Taipé, que começa nesta sexta-feira (28) na maior cidade da Ilha de Taiwan, chega a mais uma edição com 160 filmes nas tradicionais competições, seja de novos talentos ou do cinema local, além de 12 produções da seção internacional, incluindo "A Floresta de Jonathas", do brasileiro Sérgio de Andrade.

Escolhido entre mais de 400 longas, o filme dirigido por Andrade é o único ibero-americano dentro da competição, enquanto os demais provêm de diretores da Alemanha, Dinamarca, França, Japão, Israel, Polônia e, inclusive, Taiwan. Em comum aos escolhidos, a temática de jovens em dificuldades, como "Baby Blues" - da polonesa Kasia Rosaniec, que aborda o cotidiano de uma mãe solteira -, aparece como uma unanimidade.

"Youth", do diretor israelense Tom Shova, também segue essa linha ao narrar a história de dois jovens que sequestram um estudante para tentar tirar suas famílias das ruínas.

Na competição principal, dotada de um prêmio de US$ 33 mil, a disputa fica entre filmes como "Alma", do taiuanês Chung Mong-hong; "Pobre Gente", do diretor de Mianmar Midi Z, e "Romance Apolítico", do taiuanês Hsieh Chun-yi.

Já na mostra de cinema taiuanês, os destaques são "Tomorrow Comes Today", do diretor Chen Ming-lang, sobre um taiuanês que procura a sua mãe em Nova York; e "Três Irmãs", de Wang Bing, no qual o diretor analisa a sociedade chinesa através do olhar de um camponês e seus três filhas.

Além disso, dentro da programação do festival, também há uma seção de cinema turco e filmes do iraniano Jafar Panahi, do tailandês Apichatpong Weerasethakul e do americano Richard Linklater.

O Festival de Cinema de Taipé, que acontece até o dia 20 de julho, também prestará uma homenagem ao diretor francês Pierre Etaix, de 82 anos. Na ocasião, além de um seminário com participação de ilustres diretores, o evento mais importante do cinema em Taiwan exibirá uma mostra especial de seus filmes.