Topo

Jornal vaticano analisa a crença dos super-heróis

No filme "Os Vingadores", de 2012, Mark Ruffalo interpretou o grandão Hulk no cinema - Reprodução/Divulgação
No filme "Os Vingadores", de 2012, Mark Ruffalo interpretou o grandão Hulk no cinema Imagem: Reprodução/Divulgação

04/07/2013 18h33

O jornal vaticano "L'Osservatore Romano" questionou nesta quinta-feira (4) a religiosidade dos super-heróis e, diante de um longo artigo, intitulado "O Hulk é católico de verdade?", repassou as crenças religiosas de muitos personagens das histórias em quadrinhos, entre eles Super-Homem, Wolverine e Ciclope.

"Basta aparecer com um rosário entre as mãos para uma pessoa ser definida como católica?", indagou o jornal da Santa Sé, que, ao recorrer a um portal americano como fonte, ressaltou que Bruce Banner, o incrível Hulk, foi casado na Igreja.

"Ele está com a amada Betty Rossi, enquanto a cerimônia foi oficiada por um sacerdote católico", informou o jornal, que acrescentou que "outros sinais" também "revelariam inequivocamente sua fé", como aparecer com um rosário entre as mãos.

Segundo o jornal vaticano, o caso de Hulk não é isolado, já que, embora não seja uma maioria, os personagens com poderes excepcionais declaram explicitamente sua fé e que o número de livros de história em quadrinhos, cujos personagens se declaram cristãos, cresceu rapidamente nos últimos anos.

Desta forma, o jornal assinala que o Super-homem também confirma sua fé cristã e metodista em seus filmes - ou melhor, a do jornalista Clark Kent. De acordo com o "L'Osservatore Romano", a imprensa americana chega inclusive a falar da "dimensão cristológica do personagem".

Após ouvir o diretor do filme "O Homem de Aço", Zack Snyder, o jornal vaticano assinalou que em muitos diálogos essa referência à religião cristã é direta.

"Quando Jor-O, o pai krytoniano de Superman, lhe põe na nave espacial para enviá-lo à terra, a mãe, Lara, tem medo e diz: 'será marginalizado e o matarão'. No entanto, o pai responde: 'Será um Deus para eles'", assinalou.

Em sua análise, o jornal destacou que os super-heróis estão caracterizados por uma dupla natureza - humana e divina - com poderes que parecem versões opostas ao cotidiano dos personagens da antiguidade, mas com características diferentes.

"Enquanto os primeiros personagens eram viciosos, mentirosos e dedicados a satisfazer suas próprias paixões, os de agora combatem as injustiças do mundo, a prepotência dos poderosos e intervêm para restabelecer uma ordem momentaneamente perdida", completou o diretor.

Embora tenha destacado que a maior parte dos super-heróis são cristãos, o jornal do Vaticano lembra que o protestantismo é a religião mais popular nos EUA, uma linha que é seguida, entre outros, pelo Homem Aranha, "um protestante convencido", e pelo Capitão América, "que encarna os ideais mais alto da América e que admite ir todos os domingos à função religiosa da comunidade".

Neste aspecto, o jornal ressaltou que o Ciclope, dos X-Men, e Wolverine, um presbiteriano escocês, são alguns "dos 30 personagens entre os mais religiosos da Marvel", que, de acordo com o jornal, oi fundada em 1939 pelo judeu Martin Goodman.

Entre os episcopalianos, o jornal destaca a figura da Mulher Invisível e do Batman, enquanto Selina Kyle, a Mulher Gato, seria católica. De acordo com o jornal vaticano, embora não seja muito devota, ela tem uma irmã que é freira.

Após essa viagem pelo mundo da história em quadrinhos, o jornal vaticano precisou que, independente da religião, o mundo de hoje necessita "heróis positivos, impávidos e justos, que saibam se posicionar na eterna luta entre o bem e o mal". "Se por trás disso houver motivações religiosas, muito melhor", concluiu.