Filmes e séries

Jornal vaticano analisa a crença dos super-heróis

Reprodução/Divulgação
No filme "Os Vingadores", de 2012, Mark Ruffalo interpretou o grandão Hulk no cinema Imagem: Reprodução/Divulgação

O jornal vaticano "L'Osservatore Romano" questionou nesta quinta-feira (4) a religiosidade dos super-heróis e, diante de um longo artigo, intitulado "O Hulk é católico de verdade?", repassou as crenças religiosas de muitos personagens das histórias em quadrinhos, entre eles Super-Homem, Wolverine e Ciclope.

"Basta aparecer com um rosário entre as mãos para uma pessoa ser definida como católica?", indagou o jornal da Santa Sé, que, ao recorrer a um portal americano como fonte, ressaltou que Bruce Banner, o incrível Hulk, foi casado na Igreja.

"Ele está com a amada Betty Rossi, enquanto a cerimônia foi oficiada por um sacerdote católico", informou o jornal, que acrescentou que "outros sinais" também "revelariam inequivocamente sua fé", como aparecer com um rosário entre as mãos.

Segundo o jornal vaticano, o caso de Hulk não é isolado, já que, embora não seja uma maioria, os personagens com poderes excepcionais declaram explicitamente sua fé e que o número de livros de história em quadrinhos, cujos personagens se declaram cristãos, cresceu rapidamente nos últimos anos.

Desta forma, o jornal assinala que o Super-homem também confirma sua fé cristã e metodista em seus filmes - ou melhor, a do jornalista Clark Kent. De acordo com o "L'Osservatore Romano", a imprensa americana chega inclusive a falar da "dimensão cristológica do personagem".

Após ouvir o diretor do filme "O Homem de Aço", Zack Snyder, o jornal vaticano assinalou que em muitos diálogos essa referência à religião cristã é direta.

"Quando Jor-O, o pai krytoniano de Superman, lhe põe na nave espacial para enviá-lo à terra, a mãe, Lara, tem medo e diz: 'será marginalizado e o matarão'. No entanto, o pai responde: 'Será um Deus para eles'", assinalou.

Em sua análise, o jornal destacou que os super-heróis estão caracterizados por uma dupla natureza - humana e divina - com poderes que parecem versões opostas ao cotidiano dos personagens da antiguidade, mas com características diferentes.

"Enquanto os primeiros personagens eram viciosos, mentirosos e dedicados a satisfazer suas próprias paixões, os de agora combatem as injustiças do mundo, a prepotência dos poderosos e intervêm para restabelecer uma ordem momentaneamente perdida", completou o diretor.

Embora tenha destacado que a maior parte dos super-heróis são cristãos, o jornal do Vaticano lembra que o protestantismo é a religião mais popular nos EUA, uma linha que é seguida, entre outros, pelo Homem Aranha, "um protestante convencido", e pelo Capitão América, "que encarna os ideais mais alto da América e que admite ir todos os domingos à função religiosa da comunidade".

Neste aspecto, o jornal ressaltou que o Ciclope, dos X-Men, e Wolverine, um presbiteriano escocês, são alguns "dos 30 personagens entre os mais religiosos da Marvel", que, de acordo com o jornal, oi fundada em 1939 pelo judeu Martin Goodman.

Entre os episcopalianos, o jornal destaca a figura da Mulher Invisível e do Batman, enquanto Selina Kyle, a Mulher Gato, seria católica. De acordo com o jornal vaticano, embora não seja muito devota, ela tem uma irmã que é freira.

Após essa viagem pelo mundo da história em quadrinhos, o jornal vaticano precisou que, independente da religião, o mundo de hoje necessita "heróis positivos, impávidos e justos, que saibam se posicionar na eterna luta entre o bem e o mal". "Se por trás disso houver motivações religiosas, muito melhor", concluiu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Blog do Barcinski
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
Topo