Topo

Morre Valérie Benguigui, vencedora do César de melhor atriz em 2013

Valérie Benguigui, que foi agraciada com um César de melhor atriz em 2013, morreu na noite de segunda (2) - CHRISTOPHE KARABA/EFE
Valérie Benguigui, que foi agraciada com um César de melhor atriz em 2013, morreu na noite de segunda (2) Imagem: CHRISTOPHE KARABA/EFE

03/09/2013 12h12

A atriz francesa Valérie Benguigui, de 47 anos, que foi agraciada com um César de melhor atriz em 2013 com o filme "Qual é o nome do bebê", morreu na noite de segunda-feira (2) vítima de um câncer, informaram os meios de comunicação franceses.

Valérie, nascida em Paris no seio de uma família francesa que vivia na Argélia antes da independência (pied-noir), se declarava uma "verdadeira epicurista", que gostava de "rir, comer, beber, dançar, bancar a boba e fumar", segundo lembra hoje o "Paris-Match", a primeira publicação a informar e lamentar sua morte.

Estudante do Cours Florent, um dos centros de ensino de teatro em Paris mais prestigiados, e também da escola de teatro Nacional de Chaillot, a atriz viveu seu primeiro papel no cinema às ordens de Francis Huster, no filme "On a volé Charlie Spencer!" (1986).

Dentro da sétima arte, a atriz triunfou frequentemente, quase sempre em papéis secundários, e sua carreira foi mais intensa a partir de 1997, com a presença no filme "La vérité si je mens", de Thomas Gilou.

Além de "Qual é o Nome do Bebê", obra de Alexandre da Patellière e Matthieu Delaporte, Valérie participou de outras célebres longas como "Safari", de Olivier Baroux; "La famille Wolberg", de Axelle Ropert, e "Comme t'y es belle!", de Lisa Azuelos.

Valérie é mãe de dois filhos e casada com o também ator Eric Wapler. Como diretora, montou vários espetáculos da atriz cômica Valérie Lemercier. Na televisão, participou de conhecidas séries como "Palace", "Avocats et associés" e "Kaamelott".