Cinema

Morre Valérie Benguigui, vencedora do César de melhor atriz em 2013

CHRISTOPHE KARABA/EFE
Valérie Benguigui, que foi agraciada com um César de melhor atriz em 2013, morreu na noite de segunda (2) imagem: CHRISTOPHE KARABA/EFE

A atriz francesa Valérie Benguigui, de 47 anos, que foi agraciada com um César de melhor atriz em 2013 com o filme "Qual é o nome do bebê", morreu na noite de segunda-feira (2) vítima de um câncer, informaram os meios de comunicação franceses.

Valérie, nascida em Paris no seio de uma família francesa que vivia na Argélia antes da independência (pied-noir), se declarava uma "verdadeira epicurista", que gostava de "rir, comer, beber, dançar, bancar a boba e fumar", segundo lembra hoje o "Paris-Match", a primeira publicação a informar e lamentar sua morte.

Estudante do Cours Florent, um dos centros de ensino de teatro em Paris mais prestigiados, e também da escola de teatro Nacional de Chaillot, a atriz viveu seu primeiro papel no cinema às ordens de Francis Huster, no filme "On a volé Charlie Spencer!" (1986).

Dentro da sétima arte, a atriz triunfou frequentemente, quase sempre em papéis secundários, e sua carreira foi mais intensa a partir de 1997, com a presença no filme "La vérité si je mens", de Thomas Gilou.

Além de "Qual é o Nome do Bebê", obra de Alexandre da Patellière e Matthieu Delaporte, Valérie participou de outras célebres longas como "Safari", de Olivier Baroux; "La famille Wolberg", de Axelle Ropert, e "Comme t'y es belle!", de Lisa Azuelos.

Valérie é mãe de dois filhos e casada com o também ator Eric Wapler. Como diretora, montou vários espetáculos da atriz cômica Valérie Lemercier. Na televisão, participou de conhecidas séries como "Palace", "Avocats et associés" e "Kaamelott".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo