Topo

Zhang Yimou retoma parceria com atriz chinesa Gong Li em novo filme

O diretor Zhang Yimou e a atriz Gong Li no after party do filme "A Maldição da Flor Dourada", em Nova York - Peter Kramer/Getty Images
O diretor Zhang Yimou e a atriz Gong Li no after party do filme "A Maldição da Flor Dourada", em Nova York Imagem: Peter Kramer/Getty Images

17/09/2013 11h44

O diretor chinês Zhang Yimou e a atriz Gong Li, uma parceria que já rendeu inúmeros filmes de destaque, como "Lanternas Vermelhas", estarão juntos novamente em um nova produção, intitulada "Gui Lai" ("Voltar", em livre tradução).

Depois de sete desde o último filme em conjunto, "A Maldição da Flor Dourada", o novo longa-metragem da dupla começou a ser rodado em Pequim nesta semana, informou nesta terça-feira a agência de notícias chinesa "Xinhua".

O filme se baseia no romance "Lu Fan Yan Shi" ("O Criminoso Lu Yanshi"), da autora Yann Geiling, que também escreveu "Treze Flores de Nanjing". O livro em questão também serviu de inspiração para outro filme de Zhang, "As Flores da Guerra" (2011), protagonizado por Christian Bale.

"Gui Lai" narra a história do jovem Lu Yanshi, que retorna a Xangai em plena China dos anos 50 após ter estudado no exterior. Segundo o próprio diretor chinês, um dos mais renomados do país, "'Lu Fan Yan Shi' é um romance muito bom".

Por sua parte, Gong Li, que interpretará a esposa do protagonista Lu (vivido pelo ator Chen Daoming), afirmou que seu papel é de grande dificuldade.

"Se conseguir interpretar bem este papel, poderei ser considerada uma boa atriz", declarou Gong ao falar de sua nova parceria com Zhang, com quem também esteve unida sentimentalmente.

No último ano, Zhang Yimou também encerrou sua colaboração com o produtor Zhan Weiping, com quem lançou alguns de seus filmes mais conhecidos no ocidente, como "Herói", "A Maldição da Flor Dourada" e "Flores do Oriente", que, apesar de ter sido muito criticado fora da China, fez muito sucesso em seu país.