Topo

Filmes espanhóis buscam distribuição no Brasil e na Argentina

Cena do filme "Blancanieves", de Pablo Berger - Reprodução
Cena do filme "Blancanieves", de Pablo Berger Imagem: Reprodução

30/10/2013 15h58

Filmes espanhóis produzidos recentemente, como "Blancanieves", de Pablo Berger, "Pa Negre", de Agustí Villaronga, e "Las Brujas de Zugarramurdi", de Álex de la Iglesia, serão exibidos entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro no Rio de Janeiro e em Buenos Aires em busca de distribuidores locais.

São ao todo 16 longas no ciclo de exibições, nomeado de Constelações, organizado pela Fundação SGAE (Sociedade geral de Autores da Espanha) que começará nesta quinta-feira na capital argentina com a projeção de "Blancanieves", uma versão do conto de fadas "Branca de Neve e os Sete Anões".

Filmes como "Buscando a Emish", de Ana Rodríguez Rosell, "Conflito das águas", de Icíar Bollaín e "Diamond Flash", de Carlos Vermute, também serão apresentados.

Além da projeção haverá uma mesa-redonda, "Cinema sem fronteiras", com a participação de Patricia Ferreira e os diretores argentinos Daniel Burman e Pablo Giorgelli. O diretor Álex de la Iglesia apresentará o Dicionário Ibero-americano de Cinema, editado pela Fundação SGAE.

Após sua passagem pela Argentina, a mostra chega ao Brasil no dia 7 de novembro com o candidato espanhol ao Oscar "15 años y un día", de Gracia Querejeta.

Até o dia 14 de novembro também serão exibidos os longas "Operación E", de Miguel Courtois, "Mapa de los sonidos de Tokyo", de Isabel Coixet, "No habrá paz para los malvados", de Enrique Urbizu, e "Cela 211", de Daniel Monzón.