Topo

Filme "Tir" leva Marco Aurélio de Ouro no Festival de Roma

O diretor ítalo-croata Alberto Fasuolo - Claudio Onorati/EFE
O diretor ítalo-croata Alberto Fasuolo Imagem: Claudio Onorati/EFE

Em Roma

16/11/2013 23h29

O filme "Tir", do ítalo-croata Alberto Fasuolo, foi o vencedor do Marco Aurélio de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Roma. O filme retrata a vida em um caminhão.

A cerimônia de premiação encerrou os dez dias nos quais os cinemas romanos projetaram 100 filmes, dos quais 18 concorriam ao máximo prêmio, o Marco Aurélio de Ouro.

"Tir", que conta uma história sobre viagens em um caminhão pelas estradas do Velho Continente, teve um processo de gravação descontínuo.

"Às vezes me perguntei se queria acabar o filme, mas no final, após cinco anos de gravação, decidi fazer e este é o resultado", explicou o diretor, emocionado, em alusão ao Marco Aurélio de Ouro, durante a entrevista coletiva posterior à entrega de prêmios.

"Tir" é o segundo filme de Alberto Fasuolo, um diretor italiano de origem croata que nesta obra narra a história de um professor que decide mudar de vida para dirigir um caminhão pela rede de rodovias europeias, trabalho com o qual ganha três vezes mais dinheiro.

Entre os filmes que compunham a lista de candidatos estava a obra prima dos chilenos Diego Ayala e Aníbal Jofré, "Volantín Cortao"; "Entre nós", do brasileiro Paulo Morelli, e "Manto Aqüífero", de Michael Rowe.

O filme que mais prêmios levou foi "Sebunsu Kodo" (código sete), uma história de "mulheres combativas" do cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa, conhecido por seus filmes de terror, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e de Melhor Realização.

O júri do evento também entregou o Prêmio de Melhor Atriz à americana Scarlett Johansson por sua interpretação no filme "Her" e o de Melhor Ator para Matthew Mcconaughey, por seu papel em "Dallas Buyers Clube".

Johansson enviou um comunicado ao festival, no qual brincou com o papel que encarna nesta comédia romântica do americano Spike Jonze.

A oitava edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, a alternativa mais séria à Mostra de Veneza dentro das fronteiras italianas, esteve acumulada de estreias mundiais, já que, dos 18 filmes a concurso, 12 elegeram a Cidade Eterna para ser projetados pela primera vez.

Nesta ocasião, o júri foi presidido pelo diretor e roteirista americano James Gray e composto, entre outros, pela cineasta argentina Veronica Cheng e o ator russo Alexei Guskov.