Topo

Hollywood lembra legado de Nelson Mandela

O líder sulafricano Nelson Mandela - Kim Ludbrook/Efe/Epa
O líder sulafricano Nelson Mandela Imagem: Kim Ludbrook/Efe/Epa

06/12/2013 02h09

Hollywood se juntou nesta quinta-feira (5) às condolências pela morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, cuja vida de luta contra o "apartheid" foi imortalizada em várias ocasiões nas telas dos cinemas e a última delas, "Mandela: Long Walk to freedom", estreou na última sexta-feira.

O ator britânico Idris Elba, que interpreta o líder africano nesse filme, foi um dos primeiros a reagir após a notícia do adeus de Mandela, que morreu aos 95 anos em sua casa em Johanesburgo.

"Estou abalado neste momento", comentou Elba, para quem hoje se foi "um dos melhores seres humanos que caminharam na Terra", segundo uma postagem na página do Facebook da The Weinstein Company, a produtora responsável pelo filme.

Morgan Freeman, que fez Mandela no longa "Invictus" (2009), de Clint Eastwood, o descreveu como um homem de "honra incomparável, força inconquistável e firme determinação".

"Um santo para alguns, um herói para todos nós que apreciamos a liberdade e a dignidade humana", acrescentou Freeman.

Atores como Danny Glover, Terrence Howard, Sydney Poitier e Dennis Haysbert também deram rosto e voz a Mandela nos cinemas ao longo das últimas décadas.

Muitas estrelas fizeram uso do Twitter para prestar homenagens e demonstrar consternação pela morte de Madiba, nome pelo qual Mandela é carinhosamente chamado pelos sul-africanos.

"Nunca conheci uma pessoa melhor em minha vida", confessou o ator Samuel L. Jackson, enquanto o diretor de cinema Spike Lee publicou uma foto em que aparece junto com Mandela.

O multifacetado Tyler Perry lamentou não ter tido a oportunidade de se encontrar pessoalmente com o ex-presidente sul-africano e afirmou que ele era uma das "três pessoas que queria ter conhecido na vida".

Arnold Schwarzenegger comentou que um "herói" tinha morrido e Charlize Theron escreveu que "sentirá saudades" de Madiba, mas seu "impacto neste mundo viverá para sempre".

Entre os famosos que expressaram suas condolências estão Mike Tyson, Whoopi Goldberg, William Shatner, Emile Hirsch, Michael Moore, Alyssa Milano, Oliva Wilde, Stephen Fry e David Copperfield.

"Está acontecendo uma festa no céu. Os anjos estão celebrando. O único e inigualável Nelson Mandela chegou", escreveu o cantor porto-riquenho Ricky Martin.