Topo

"A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, leva prêmio de melhor filme europeu

Cena do filme italiano "La Grande Bellezza", de Paolo Sorrentino - Divulgação
Cena do filme italiano "La Grande Bellezza", de Paolo Sorrentino Imagem: Divulgação

07/12/2013 20h57

O filme italiano "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, levou o prêmio de melhor filme do ano da Academia de Cinema Europeu, além dos correspondentes ao melhor diretor e melhor ator, que foi para Toni Servillo, em uma festa na qual o diretor espanhol Pedro Almvodóvar foi agraciado com um prêmio de honra por sua contribuição ao cinema.

A festa do cinema europeu terminou com três importantes prêmios para esse filme, que recria através dos olhos de um jornalista de que repensa sua vida e se passa em Roma.

Servillo foi agraciado com o prêmio de melhor interpretação masculina, enquanto a jovem atriz belga Veerle Baetens, foi premiada como melhor atriz com "The Broken Circle Breakdown".

O francês François Ozon levou o prêmio de melhor roteiro por "Dentro da Casa", que dedicou ao autor da peça teatral em que foi inspirado, Juan Mayorga.

"A Grande Beleza" fez com que Paolo Sorrentino levasse o prêmio correspondente ao melhor diretor, enquanto o prêmio de melhor estreia foi para o alemão "Oh Boy", de Jan Ole Gerster.

A festa teve dois grandes homenageados, o espanhol Almodóvar, que ganhou o prêmio de honra por sua contribuição ao cinema mundial, assim como a atriz francesa Catherine Deneuve, que recebeu outro pelo conjunto de sua carreira.

A festa do cinema europeu chegou assim a sua 26ª edição, com uma cerimônia realizada em Berlim, na sede da Academia, fundada em 1989 por Wim Wenders e outros cineastras europeus, como alternativa para o Oscar.