Topo

"Lauf Junge Lauf ", do alemão Pepe Danquart, estreia em Varsóvia

De Varsóvia (Polônia)

08/01/2014 13h49

Varsóvia foi nesta quarta-feira (8) palco da estreia da coprodução franco-alemã "Lauf Junge Lauf", do premiado diretor alemão Pepe Danquart. A história é baseada em fatos reais e narra as peripécias de um menino que escapou do gueto da capital polonesa e sobreviveu escondido em uma floresta próxima.

O filme conta as vivências de Yoram Friedman, que conseguiu fugir do gueto de Varsóvia em 1943 quando tinha apenas dez anos de idade, escapando da perseguição nazista.

A criança se escondeu em uma floresta perto da cidade, onde pôde sobreviver graças à ajuda de camponeses poloneses, embora também tivesse que fazer frente à indiferença, ao ódio e à traição de alguns de seus compatriotas.

"Lauf Junge lauf" é o último projeto de Pepe Danquart, que recebeu o Oscar em 1993 por "Schwarzfahrer".

A estreia aconteceu no Museu da História dos Judeus Polacos em Varsóvia, e contou com a presença do próprio Yoram Friedman e do escritor israelense Uri Orlev, que em 2001 publicou um livro sobre sua história.

As autoridades nazistas criaram o gueto de Varsóvia em 1940, com um muro de 18 quilômetros de extensão e três metros de altura isolando os habitantes judeus do resto dos varsovianos.

O gueto chegou a contar com uma população inicial de cerca de 400 mil pessoas, 30% do total de habitantes da cidade, embora seu tamanho ocupasse apenas 2,4% do território.

Nos meses seguintes foi recebendo mais judeus transferidos de localidades próximas até criar um espaço saturado onde se multiplicavam os doentes e se estendia a crise de fome.

O Holocausto matou milhares de judeus poloneses e do resto da Europa, muitos assassinados em campos de concentração, que eram transferidos de guetos como o de Varsóvia.

Atualmente, se estima que na Polônia residam, aproximadamente, 12 mil judeus, um número muito abaixo dos 3,4 milhões que habitavam o país centro-europeu nos anos 30.