Topo

Às vésperas da Copa, festival argentino se rende ao futebol brasileiro

Neymar se emociona em cena do documentário "Santos, 100 Anos de Futebol Arte" - Divulgação
Neymar se emociona em cena do documentário "Santos, 100 Anos de Futebol Arte" Imagem: Divulgação

De Buenos Aires (Argentina)

02/04/2014 15h18

A 16ª edição do Bafici (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires), que abrirá suas portas na noite desta quarta-feira (2), prestará uma homenagem ao futebol brasileiro às vésperas da disputa da Copa do Mundo.

Isso porque, dois filmes com foco no futebol brasileiro serão exibidos dentro da inédita seção "Sportivo Bafici", mostra não competitiva que será apresentada até o próximo dia 13.

"Quer melhor desculpa que uma Copa para dar conta que a relação entre esportes e cinema sempre esteve presente no Bafici?", argumentou o diretor artístico da mostra, Marcelo Panozzo.

Um dos documentários que integram o programa de "Sportivo Bafici" é "Santos, 100 Anos de Futebol Arte", uma espécie de resgate histórico do peixe, de Pelé a Neymar, dirigido pela torcedora Lina Chamie.

O outro documentário é "Maracanã - Templo das Emoções", dirigido por Gerhard Schick e que também resgata toda trajetória deste mítico estádio, desde a amarga derrota para o Uruguai na final da Copa de 50 até sua atual reconstrução.

Fora da homenagem ao futebol brasileiro, o "Sportivo Bafici" exibirá outros filmes dedicados ao esporte, como "O craque", de José Martínez Suárez; "Fat City", de John Huston, e "The Jericho Mile", de Michael Mann, entre outros.

O filme que encerrará o festival, "The Second Game", do diretor Corneliu Porumboiu, também segue essa mesma linha, tendo em vista que o longa repassa um clássico do futebol romeno do final dos anos 80.