Topo

Diretor de "Crash: No Limite" quer "exigir" do espectador em seu novo filme

John Shearer/Invision/AP
Imagem: John Shearer/Invision/AP

De Los Angeles, nos EUA

10/06/2014 06h06

Paul Haggis apresentou nesta segunda-feira (9), em Los Angeles, seu novo filme, "Third Person" (ainda sem título em português), em que aposta em uma estrutura narrativa com ecos de "Crash: No Limite", sua obra mais célebre, ganhadora de três Oscar, com a qual pretende "exigir" do espectador, que não encontrará respostas fáceis aos dilemas apresentados.

"Queria fazer um filme que lembrasse os dos anos 70. Hoje em dia, a maioria dos filmes quer explicar absolutamente tudo. O espectador é inteligente. Não precisa ter todas as respostas", disse Haggis em entrevista coletiva.

"Third Person" conta várias histórias cruzadas de amor, paixão, lealdade e traição que se desenvolvem em Nova York, Paris e Roma através de três casais que parecem não ter nada em comum, mas que, na realidade, compartilham profundas semelhanças.

No filme, passado, presente e futuro dos personagens são influenciados por uma terceira pessoa que marca de forma decisiva essas relações, formando assim um quebra-cabeça em que a revelação final chegará após encaixar várias pistas que o diretor foi deixando pelo caminho.

"Gosto quando as pessoas saem do cinema discutindo sobre o que viram. Meu objetivo é esse", admitiu Haggis, de 61 anos.

O elenco é liderado por Liam Neeson, que encarna um escritor ganhador do Prêmio Pulitzer que decide se fechar em um quarto de hotel em Paris para finalizar sua obra literária. O personagem deixou recentemente sua mulher, interpretada por Kim Basinger, e vive um tempestuoso romance com uma conhecida jornalista, vivida por Olivia Wilde.

Ao mesmo tempo, um empresário americano (Adrian Brody) se apaixona por uma jovem (Moran Atias) envolvida em problemas para recuperar sua filha. Enquanto isso, outra mulher (Mila Kunis) se vê envolvida em uma batalha com o ex-marido (James Franco) pela custódia do filho de seis anos.

Mila Kunis, que exibia orgulhosa sua barriga de grávida, foi à apresentação do filme junto com María Belo (que aparece em um papel secundário) e Moran Atias.

"O filme explora como os seres humanos funcionam depois de cometer um grave erro", disse Mila.

"Todos cometemos erros, mas como eles influem em nossas vidas depende de cada um. Sempre quis trabalhar com Paul. É alguém que confia em seus atores e lhes permite jogar com o papel, inclusive, ter um tratamento emocional com o personagem", acrescentou.

Haggis, autor de célebres roteiros como os de "Menina de Ouro" e "007: Cassino Royale", reconheceu que "Third Person" é seu maior desafio como autor e é o filme do qual mais se orgulha em sua carreira.