Topo

Nicolas Cage diz que escolhe filmes que mostram suas próprias experiências

Nicolas Cage em cena de "Tokarev" - Divulgação
Nicolas Cage em cena de "Tokarev" Imagem: Divulgação

David Villafranca

De Madri (Espanha)

25/06/2014 15h04

A violenta fuga de um homem que tenta fazer vingança pelo assassinato de sua filha e que é perseguido por seu passado mafioso é a base de "Tokarev", o filme protagonizado por Nicolas Cage e dirigido pelo espanhol Paco Cabezas que mexe nos segredos e a face mais oculta das pessoas.

Com fenomenais sucessos de bilheteria em sua carreira como "A Rocha" ou "Con Air - A Rota da Fuga", Cage destaca-se em Hollywood por ser um ator muito habitual em thrillers, embora em "Tokarev" as relações pessoais sejam muito importantes, por isso que ele tratou de dar a seu personagem a maior verossimilhança possível.

"Tento encontrar filmes nos quais posso mostrar o que aprendi em minha vida e minhas experiências", disse. "Se não posso fazer muito real, não quero fazer".

"Tokarev" conta a história de Paul Maguire (Cage), um empresário exemplar com uma vida tranquila e familiar que é, no entanto, uma fachada que oculta um passado cheio de violência, crimes e sangue.

As coisas parecem ir bem ao novo Paul até que um dia sua filha é sequestrada e assassinada. Ele então retomará seu velho grupo e sua alma assassina para fazer justiça e vingar a morte de sua filha.

"O público tem que saber que não vai ver um filme alegre sobre gente feliz", advertiu Cage, ganhador de um Oscar por "Despedida em Las Vegas".

"Acho que Paul trata de fazer as coisas do modo correto, tentar se reinventar", explicou Cage, que acrescenta que a morte da filha, que o é "tudo" para ele, "ressuscita seu velho e primitivo instinto".

"Volta para suas origens, volta a ser um assassino", argumentou o ator.

A queda livre de Paul, que tratou por todos os meios proteger sua família e apagar seu lado mais sinistro, desencadeia um espiral de vingança que, paradoxalmente, é motivada pelo amor incondicional a sua filha.

"Quando te arrebatam ou ferem alguém que ama, isso te pode levar ao ódio", explicou Cage.

Embora "Tokarev" mostre o fracasso do protagonista em sua tentativa de começar uma nova vida, como se estivesse encadeado e condenado para sempre por seu passado, Cage considera que é possível empreender um rumo diferente após uma vida difícil.

"Acho que é possível avançar e levantar a cabeça. É possível 'renascer' e começar de novo. Só que, às vezes, fica impossível, como acontece com Paul", assegurou.

Para Cage, "Tokarev" é uma história que fala um dos assuntos mais controversos dos Estados Unidos: a posse de armas de fogo.

"Este é um exemplo de como as coisas podem terminar terrivelmente mal pela vingança", afirmou.

Cage louvou o trabalho do diretor espanhol Paco Cabezas ("é alguém com quem queria trabalhar") e ressaltou que ficou atraído por seu trabalho após ver o anterior filme, "Carne de neón".

Outro fato que seduziu o ator é por ser um cineasta jovem "que corre riscos" para "alcançar seus sonhos".