Filmes e séries

San Francisco promove exposição de arte sobre Bill Murray

Reprodução
14.ago.2014 - Grupo de fãs organiza exposição dedicada a Bill Murray Imagem: Reprodução

Marc Arcas

Em San Francisco

14/08/2014 13h14

Aos 63 anos, o sorriso afável de Bill Murray segue despertando paixões, até o ponto de um grupo de fãs do ator organizar uma exposição em San Francisco na qual exibem todo o tipo de retratos e pinturas do artista realizadas por seus admiradores.

"The Murray Affair", realizada no histórico bairro de Mission, em San Francisco, recolheu na semana passada mais de 100 pinturas, desenhos, anéis, roupas e até uma guitarra decorada com a efígie do popular ator, que os artistas colocaram à venda e que foram admiradas por mais de 600 pessoas.

"Bill Murray é uma lenda. Vi 'Os Caça-Fantasmas' quando tinha cinco anos e há três anos fiz uma tatuagem sua no braço. Decidimos que era preciso fazer esta exposição e que tinha que ser a maior realização em honra a Murray", afirmou à Agência Efe Ezra Croft, responsável pela exposição junto com sua esposa, Julia.

Segundo Croft, Murray conta com uma legião de seguidores, porque "é um cara normal", alguém que, apesar ser "um rico ator de Hollywood, é acessível para todo o mundo, fala com as pessoas, não é nada vaidoso e nos lembra o tio divertido que todos temos".

Apesar de a exposição mostrar uma multidão de objetos e retratos dos mais originais, a indiscutível estrela foi a obra "A Toast to Bill Murray", um quadro de 81 por 113 centímetros que retrata o ator sobre 35 torradas queimadas e posteriormente raspadas para conseguir as diferentes tonalidades que formam o inconfundível rosto de Murray.

"Nós não somos artistas profissionais, mas gostamos muito de Bill Murray, portanto tentamos pensar em algo muito diferente e original para a exibição. Tivemos uma chuva de ideias e terminamos escolhendo a das torradas", explicou à Agência Efe Sara Lee, coautora da obra.

Uma vez colocadas no marco para formar a efígie de Murray, baseada em um fotograma de "Encontros e Desencontros", as 35 torradas foram cobertas de borracha para garantir sua preservação, e a peça foi posta à venda na exposição por US$ 1 mil.

"Bill Murray é muito divertido e um verdadeiro ícone, e 'Encontros e Desencontros' é um dos meus filmes favoritos", comentou Lee.

Além do quadro das torradas, em "The Murray Affair" também é possível ver um prato de cristal com o rosto de Murray, vários casacos e camisetas com a efígie do ator, e inclusive notas de dólar nos quais o rosto de George Washington foi substituído pelo do protagonista de "A Vida Marinha com Steve Zissou".

"Cresci vendo seus filmes, como 'Feitiço do Tempo' e 'Os Caça-Fantasmas'. Quando me inteirei que existia esta exposição, passei bastante tempo compilando imagens e finalmente decidi fazer este retrato. Não é uma expressão muito comum, porque aqui vemos ele jovem, calmo e em estado de reflexão", afirmou à Efe Martín Segobia, um jovem artista argentino que participou do evento.

"Neste desenho, Murray tem uns 30 anos. Tudo o que sabemos dele, aqui ainda não tinha ocorrido", apontou sobre sua obra "The Murricane", desenhada com caneta sobre papel, porque é a técnica que utilizava em sua infância, e que está sendo vendida por US$ 250.

A exposição sobre Murray não é a primeira destas características realizada em San Francisco, já que seu promotor, Ezra Croft, também realizou uma exibição similar sobre o ator Nicolas Cage e assegurou à Efe que prepara outra sobre Christopher Walken ainda para este ano.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Topo