Steve McQueen receberá prêmio especial da Academia de Cinema Europeu
O ator e diretor de cinema britânico Steve McQueen receberá o prêmio especial da Academia de Cinema Europeu, informaram nesta segunda-feira (29) fontes da instituição, com sede em Berlim.
McQueen, cujo longa "12 Anos de Escravidão" obteve neste ano o Oscar de melhor filme, será homenageado com o prêmio no dia 13 de dezembro na capital da Letônia, Riga.
O júri dos prêmios europeus destacou em sua argumentação tanto a trajetória do cineasta como seu trabalho na direção. Além de "12 Anos de Escravidão", ele dirigiu "Fome" e "Shame", estrelados por Michael Fassbender.
A Academia de Cinema Europeu revelou os 50 pré-selecionados na categoria de melhor filme do ano, entre eles os espanhóis "Hermosa Juventud", de Jaime Rosales; "La herida", de Fernando Franco; "Vivir Es fácil con los Ojos cerrados", de David Trueba; e "Caníbal", de Manuel Martín Cuenca.
Os finalistas desta lista serão anunciados em 8 de novembro, no Festival de Cinema de Sevilha.
A Academia de Cinema Europeu conta com cerca de 3.000 membros em todo o continente, que devem decidir por votação os candidatos nas categorias de melhor filme europeu, diretor, ator, atriz e roteirista.
Fundada em 1988 por Wim Wenders, Ingmar Bergman e outros 40 cineastas europeus, a Academia nasceu como alternativa continental a Hollywood.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.