Cinema

Diretor Darren Aronofsky presidirá júri do Festival de Berlim em 2015

Getty Images
O diretor Darren Aronofsky, durante discurso no Festival de Veneza de 2011 imagem: Getty Images

De Berlim

O diretor americano Darren Aronofsky presidirá o júri da 65ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre 5 e 15 de fevereiro de 2015.

Aronofsky representa a geração atual do "cinema de autor, cuja linguagem fílmica explora novas possibilidades de expressão", afirmou o diretor da Festival de Berlim, Dieter Kosslick, em comunicado divulgado nesta terça-feira.

Nascido em 1969 na região do Brooklyn, em Nova York, Aronofsky estreou como diretor em 1998 com "Pi", que ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Sundance.

Suas produções seguintes passaram pelos mais importantes festivais internacionais, como Cannes com "Requiem para um Sonho", em 2006, e o de Veneza, com "O Lutador", vencedor do Leão de Ouro em 2008.

Em 2011, ele ganhou o Oscar de melhor diretor, o Globo de Ouro e o Bafta na mesma categoria por "Cisne Negro". Em 2014, dirigiu a superprodução "Noé".

Aronofsky sucederá na relação dos presidentes do júri James Schamus, roteirista e produtor de cinema, que ano passado mirou o cinema asiático dando o Urso de Ouro a "Bai Ri Yann Huo" ("Carvão Negro"), um thriller chinês dirigido por Diao Yinan.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo