Topo

Oliver Stone chega à Rússia para finalizar roteiro sobre Edward Snowden

O ex-funcionário da NSA (Agência Nacional de Segurança, dos EUA) Edward Snowden, que será tema de filme dirigido por Oliver Stone - AFP
O ex-funcionário da NSA (Agência Nacional de Segurança, dos EUA) Edward Snowden, que será tema de filme dirigido por Oliver Stone Imagem: AFP

De Moscou (Rússia)

05/11/2014 17h28

O diretor americano Oliver Stone chegou nesta quarta-feira (5) à Rússia para finalizar o roteiro do filme sobre as peripécias do ex-analista da CIA, Edward Snowden, segundo a agência oficial "RIA Novosti".

O longa será baseado em "Time of the Octopus" (Tempo do Polvo, em tradução livre), romance escrito pelo advogado de Snowden, Anatoli Kucherena.

Segundo o advogado, Snowden está "absolutamente feliz com a decisão de um grande mestre" como Stone de rodar um filme sobre sua vida.

Oliver Stone - EFE/Juan Herrero - EFE/Juan Herrero
O cineasta Oliver Stone, que dirigirá filme sobre Edward Snowden
Imagem: EFE/Juan Herrero

Kucherena vendeu os direitos do romance a Stone, com quem já se reuniu três vezes este ano para acertar detalhes da filmagem.

"Quero crer que ele fará uma nova obra que contribua para jogar luz sobre um assunto tão importante como os Direitos Humanos e as liberdades individuais", assinalou o advogado.

Segundo a imprensa americana, o ator eleito por Stone para interpretar o famoso ex-agente da CIA, refugiado na Rússia, é Joseph Gordon-Levitt, de 33 anos, embora o contrato ainda não esteja assinado.

Stone, diretor de filmes como "J.F.K.", "Platoon" e "Wall Street", baseará o roteiro também nos arquivos sobre Snowden do jornalista do jornal "Guardian", Luke Harding.

Snowden, em território russo desde 23 de junho de 2013, recebeu no final de julho a permissão de residência por um prazo de três anos, o que o permitirá ficar na Rússia pelo menos até 1º de agosto de 2017.

Snowden, acusado nos Estados Unidos de espionagem, encontrou trabalho na Rússia no setor da tecnologia da informação, embora por motivos de segurança seu paradeiro seja mantido em segredo.