Cinema

Coutinho será homenageado em mostra de cinema latino-americana em Portugal

De Lisboa

O cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, morto em fevereiro deste ano, é o principal homenageado da quinta edição da Mostra de Cinema da América Latina, que será realizada em Lisboa entre os dias 10 e 14 de dezembro.

Dentro do ciclo dedicado a Coutinho serão exibidas três obras do cineasta: "Edifício Master" (2002), "Jogo de Cena" (2007) e "As Canções" (2011).

Além disso, será apresentado também o documentário "Eduardo Coutinho, 7 de Outubro", produzido por Carlos Nader, que analisa a obra do cineasta carioca por meio de entrevistas. Após a exibição, o filme será alvo de um debate entre os participantes.

Outro brasileiro que estará na mostra é Luiz Bolognesi, diretor da animação "Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria", que foi eleito o melhor filme no Festival de Annecy (França), um dos mais importantes do gênero.

A diversidade de culturas e a migração são os outros dois temas da mostra, organizada pela Casa da América Latina (CAL), no Cinema de São Jorge, na capital portuguesa. Serão 17 estreias, entre elas cinco curtas-metragens.

Segundo a secretária-geral da CAL, Manuela Júdice, o festival inclui filmes de diversos gêneros e procedências para contribuir e criar uma visão diversificada de como é hoje a América Latina e as diferentes culturas que a formam.

O filme de abertura da mostra será a última obra do argentino Damián Szifrón, "Relatos Selvagens", representante daquele país na próxima edição do Oscar, que contou também com a participação do espanhol Pedro Almodóvar.

Na opinião de uma das responsáveis pela programação da mostra, María Xavier, o cinema é um veículo privilegiado para transmitir as diferentes realidades da América Latina e, por isso, a seleção de filmes foi feita com a maior diversidade possível.

Veja o trailer de "Relatos Selvagens"

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo