Topo

Peter Jackson realiza sonho de infância e ganha estrela na Calçada da Fama

O cineasta Peter Jackson é homenageado com a estrela na Calçada da Fama - Michael Nelson/Efe
O cineasta Peter Jackson é homenageado com a estrela na Calçada da Fama Imagem: Michael Nelson/Efe

De Washington, nos EUA

08/12/2014 20h39

O diretor neozelandês Peter Jackson foi homenageado nesta segunda-feira (8) com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles, realizando o sonho que teve aos 12 anos, quando visitou pela primeira vez a cidade.

O diretor das trilogias "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" foi recebido com aplausos por centenas de fãs. O terceiro longa do "Hobbit", cujo subtítulo é "A Batalha dos Cinco Exércitos", estreia no Brasil na próxima quinta-feira (11).

"A primeira vez que vi esta rua tinha 12 anos. Faz 40 anos que meus pais me trouxeram aqui em uma viagem. Nunca pensei que poderia me ver aqui", disse o diretor, de 53 anos, que esteve acompanhado por parte do elenco de seus filmes.

O ator Orlando Bloom, que interpreta Legolas, Elijah Wood, que interpreta o hobbit Frodo Bolson, e outros personagens do mundo de J. R. R. Tolkien posaram de pé e agachados junto do diretor neozelandês que descobriu sorridente e visivelmente emocionado o ladrilho com seu nome.

"Este é um sonho incrível", destacou o diretor, que não poupou agradecimentos para os atores, sua família, o povo da Nova Zelândia e a audiência, "a verdadeira razão para os sonhos de uma criança de 12 anos se tornarem realidade".

 Andy Serkis, Richard Armitage, Evangeline Lilly, Peter Jackson, Orlando Bloom, Elijah Wood e Lee Pace posam com estrela do diretor - Robyn Beck/AFP Photo - Robyn Beck/AFP Photo
Andy Serkis, Richard Armitage, Evangeline Lilly, Orlando Bloom, Elijah Wood e Lee Pace posam com diretor
Imagem: Robyn Beck/AFP Photo

Jackson, que recebeu sua primeira câmera com sete anos, foi considerado "um dos melhores diretores de todos os tempos" por Andy Serkis, famoso por interpretar Gollum nas duas trilogias de Tolkien e que também discursou na cerimônia.

"Agradecemos de todo coração toda a diversão que está por chegar", disse Serkis, que evocou a imaginação e a ambição criativa do diretor que "mudou a indústria do cinema na Nova Zelândia", criando ao mesmo tempo a tecnologia do cinema do futuro.

Durante a cerimônia Jackson também recebeu o Certificado de Reconhecimento da cidade de Los Angeles das mãos do vereador Mith O'Farrel.

"Pode ser que isto não seja a Terra Média, mas é o centro da indústria do entretenimento", ressaltou o vereador, que disse que ninguém melhor do que Jackson encarna os valores criativos e vontade de sonhar de Hollywood.

Peter Jackson, ganhador de três Oscar por "O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei", dedicou 15 anos de sua vida aos personagens, lendas e canções da Terra Média.

A estrela de Jackson é a número 2.538 e está na altura do número 6.801 do Hollywood Boulevard, muito perto de outro grande diretor, Steven Spielberg, e de célebres atores como Harrison Ford e Nicole Kidman.