Topo

Roma homenageia Anita Ekberg com cartaz na Fontana Di Trevi

Operários instalam painel em homenagem à atriz Anita Ekberg, na Fontana de Trevi, em Roma - Massimo Percossi/Efe
Operários instalam painel em homenagem à atriz Anita Ekberg, na Fontana de Trevi, em Roma Imagem: Massimo Percossi/Efe

De Roma

13/01/2015 18h42

A cidade de Roma homenageou nesta terça-feira (13) a atriz sueca Anita Ekberg, musa do diretor Federico Fellini, morta no último dia 11 de janeiro aos 83 anos, com um grande cartaz na Fonte diz Trevi, lugar onde a loira tomou o inesquecível banho de "A Dolce Vita" (1960).

A homenagem da prefeitura de Roma à musa é uma enorme fotografia que mostra Anita sentada na beira da colossal fonte romana, com os longos cabelos loiros caindo sobre um de seus ombros e usando o vestido negro da cena do filme de Fellini.

A imagem de grandes dimensões traz a frase "Ciao, Anita" ("Adeus, Anita"), pendurada dos andaimes que cobrem a Fontana di Trevi, que está atualmente em restauração.

"Os turistas que se aproximarem da Fontana di Trevi poderão admirar, mais uma vez, a beleza arrasadora de uma atriz que filmou aqui uma das cenas inesquecíveis do cinema italiano, fazendo de Roma uma cidade ainda mais famosa no mundo todo", explicou a assessora de Cultura da capital, Giovanna Marinelli.

A imagem, cedida pela "Cinemateca de Bolonha - Reporters Associati" foi tirada durante "uma pausa nas filmagens de 'A Dolce Vita'", apontou Marinelli.

Nascida na cidade sueca de Malmo em 29 de setembro de 1931, Kerstin Anita Marianne Ekberg - seu nome real - passou para a história do cinema por sua interpretação de Silvia em "A Dolce Vita", considerada uma das obras-primas do neo-realismo italiano e do cinema mundial.

Uma das cenas mais memoráveis do cinema é a que aparece dentro d'agua na fonte convidando Marcello (Marcello Mastroianni) a entrar com ela dizendo "Marcello come here" (Marcello vem aqui).

Operários instalam painel em homenagem à atriz Anita Ekberg, na Fontana de Trevi, em Roma - Massimo Percossi/Efe - Massimo Percossi/Efe
Detalhe do painel em homenagem à atriz Anita Ekberg, instalado na Fontana de Trevi
Imagem: Massimo Percossi/Efe