Topo

Filme de Bollywood sai de cartaz após quase 20 anos

A atriz Kajol e o ator Shah Rukh Khan em cena de "Dilwale Dulhania Le Jayenge" - Divulgação
A atriz Kajol e o ator Shah Rukh Khan em cena de "Dilwale Dulhania Le Jayenge" Imagem: Divulgação

20/02/2015 17h18

Um filme de Bollywood, conhecido como "DDLJ", deixou de ser exibido após 1.009 semanas em cartaz, quase 20 anos, em um cinema de Mumbai, no oeste da Índia, segundo informou a imprensa local nesta sexta-feira (20).

"Dilwale Dulhania Le Jayenge" era exibido diariamente desde sua estreia, em 1995, no cinema Maratha Mandir, até sua última sessão nesta quinta-feira, segundo o canal "NDTV".

O longa-metragem, que estreou em 19 de outubro de 1995, era exibido pela manhã a preços populares, mas a baixa ocupação da sala, de 100 a 200 ingressos por dia vendidos para uma capacidade de 1.105 lugares, levou os proprietários do cinema a introduzir novos filmes na sessão matinal.

Em abril de 2007, o filme estabeleceu um recorde mundial de 600 semanas seguidas de exibição.

O longa dirigido por Aditya Chopra e protagonizado por estrelas do cinema indiano como Shahrukh Khan, Kajol e Amrish Puri, narra uma história de amor com direito a tudo o que agrada o público indiano, como romance, comédia, ação, música e dança.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, citou um dos diálogos mais famosos do filme durante sua visita a Nova Délhi em janeiro. Além disso, muitas das músicas do longa continuam entre as mais escutadas de Bollywood, a indústria do cinema com sede em Mumbai.

A Índia supera Hollywood em número de filmes, com cerca de mil produções por ano em Bollywood, o dobro da indústria americana.

Ir ao cinema é um dos principais programas no segundo país mais povoado do mundo, com 1,25 bilhão de habitantes, que anualmente compram 3,6 bilhões de ingressos, o que supera e muito os Estados Unidos, o país com mais salas de exibição.