Funeral de Manoel de Oliveira no Porto reúne autoridades e artistas
Com a presença das principais autoridades de Portugal e artistas como John Malkovich, foi realizado nesta sexta-feira (3), na igreja Cristo Rei, no Porto, o funeral do cineasta Manoel de Oliveira, que morreu na quinta, aos 106 anos.
O presidente português Aníbal Cavaco Silva e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho participaram da cerimônia.
O ator americano John Malkovich, que trabalhou com Oliveira em três filmes, também estava presente no funeral, que antecedeu o cortejo fúnebre do corpo do diretor português até o cemitério de Agramonte.
Dezenas de admiradores se reuniram ao redor da igreja. O governo decretou dois dias de luto e a prefeitura do Porto, três.
Manoel Candido Pinto de Oliveira, que morreu em sua cidade natal, era considerado o cineasta português mais reconhecido internacionalmente.
O diretor era a maior figura cultural do país após a morte do escritor José Saramago, em junho de 2010.
Durante quase um século de produção, no qual foi testemunha da transição do cinema mudo para o falado, o diretor produziu quase 60 filmes e recebeu vários prêmios internacionais. Sua obra é muito elogiada na Europa e no Brasil.
"Francisca", "O Convento", "Viagem ao Princípio do Mundo", "A Divina Comédia" e "Um Filme Falado" (2003) são algumas de suas obras mais emblemáticas, a maior parte realizada quando ele já tinha mais de 80 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.