Coprodução brasileira "Paulina" é premiada pela crítica internacional
"Paulina (A Gangue)", de Santiago Mitre, uma coprodução entre Argentina, Brasil e França, foi escolhido o melhor trabalho das seções paralelas do 68º Festival de Cannes pela crítica internacional, Fipresci.
O júri louvou a "original perspectiva" do filme protagonizado por Dolores Fonzi, que interpreta uma promissora advogada que decide pôr em prática seus ideais políticos como professora rural na província de Misiones, apesar das pressões à sua volta para não fazê-lo.
Ontem o longa já havia ganhado o grande prêmio da Semana da Crítica em Cannes "pela originalidade de seu tema e seu olhar sem concessões".
O filme de Mitre foi inspirado no filme "A Gangue", de 1960, dirigido por Daniel Tinayre e protagonizado por Mirtha Legrand.
Mitre afirmou em mensagem lida por sua produtora que o reconhecimento da crítica internacional é uma "alegria totalmente inesperada para todas as pessoas, a equipe e o elenco por trás deste filme".
"Ter o apoio da Fipresci nos festivais e através de sua filial na Argentina foi especialmente importante com meu primeiro longa-metragem 'O Estudante', que foi produzido e distribuído de maneira radicalmente independente", lembrou Mitre, que estava em Buenos Aires.
"A imprensa e os críticos põem em palavras e comunicam o que nós cineastas tentamos conseguir, ou não alcançamos", ressaltou.
Segundo ele esse trabalho alcançou o aspecto mais importante de um filme, que é ganhar vida fora das salas e gerar conversas e debates sobre o cinema - "somos viciados nisso, mas também sobre nossas próprias vidas e sobre o mundo em que vivemos".
"Paulina" foi rodado em Misiones, território na fronteira com o Brasil e o Paraguai, onde ainda se conserva em parte a língua guarani, o que ajudar a contextualizar mais a incompreensão entre a jovem advogada, filha de um juiz, e seus moradores. "Paulina (A Gangue)" estreará na Argentina em 18 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.