Topo

Autoridades dos EUA confirmam morte do compositor de cinema James Horner

James Horner, compositor da trilha sonora de "Titanic" tem a morte confirmada - Joel Ryan/AP Photo
James Horner, compositor da trilha sonora de "Titanic" tem a morte confirmada Imagem: Joel Ryan/AP Photo

De Washington, EUA

25/06/2015 21h47

As autoridades dos Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira a morte do compositor James Horner, ganhador de dois Oscars pela trilha sonora de "Titanic", depois que seu pequeno avião se envolveu ontem em um acidente na nos arredores de Santa Bárbara, na Califórnia.

Em um comunicado, a Agência Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês), informou que o pequeno avião de Horner, "um monomotor S312 Tucano MK1 caiu em circunstâncias desconhecidas" próximo do Bosque Nacional de Los Padres, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Santa Bárbara. "O piloto morreu", acrescentou a FAA na nota.

Pouco depois, os agentes de Horner, Michael Gorfaine e Sam Schwartz, anunciaram oficialmente a morte do compositor de 61 anos ao jornal "Los Angeles Times". Até então, Horner era considerado desaparecido.

Ao longo de sua carreira, Horner recebeu dez indicações ao Oscar e ganhou dois com o filme "Titanic", em 1997, um pela trilha sonora e outro pela canção desse filme, "My Heart Will Go On", interpretada pela cantora canadense Céline Dion.

Horner também foi indicado pelas composições de "Aliens: o Resgate", "Apollo 13", "Uma Mente Brilhante", "Avatar", "Coração Valente", "Field of Dreams" e "Casa de Areia e Névoa", além da canção "Somewhere Out There", do filme infantil "Fievel - Um Conto Americano".

Entre as mais de 100 trilhas que compôs, também estão sucessos como: "A Máscara do Zorro", "Lendas da Paixão", "Gasparzinho: o Fantasminha Camarada", "Jumanji" e "O Espetacular Homem-Aranha".

Nascido em Los Angeles, em 1953, Horner começou a tocar piano aos 5 anos e se formou em Londres, no Royal College of Music, segundo uma biografia publicada no site "Imdb", especializado em cinema.

Na década de 1970, Horner retornou à Califórnia para continuar estudando música em duas universidades desse estado, até fazer doutorado em Teoria e Composição Musical na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Após um tempo compondo trilhas sonoras para projetos estudantis, Horner teve seu primeiro trabalho de alto perfil em 1982, com "Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan". Depois disso, Horner passou a receber ofertas de diretores de cinema cada vez mais renomados.

Durante sua carreira, o compositor trabalhou para George Lucas, Steven Spielberg, James Cameron, Oliver Stone e Ron Howard, entre outros.