Topo

Testemunhas dizem que avião com equipe de filme de Tom Cruise soltava fumaça

Corpo de Bombeiros de San Pedro de los Milagros/Efe
Imagem: Corpo de Bombeiros de San Pedro de los Milagros/Efe

12/09/2015 18h17

Testemunhas disseram que o pequeno avião no qual viajava parte da equipe da produção do filme "Mena", que é rodado pelo ator Tom Cruise, voava baixo e lançava fumaça antes de cair no município de San Pedro de los Milagros, na Colômbia, nesta sexta-feira (11).

"Estava voltando para casa depois de ordenhar e estava nublado. Minha esposa viu o pequeno avião jogando fumaça e voando baixo. Depois escutamos um estrondo", contou Jairo Muñoz, testemunha do acidente. "Ele deu uma volta sobre uma montanha e perto passaram uns helicópteros. Pensei que estavam buscando algo porque estava muito baixinho".

Muñoz foi o primeiro a encontrar a aeronave destruída, que caiu sobre árvores antes de chegar ao solo, duas pessoas morreram e uma ficou ferida. As vítimas são os pilotos Alan David Purwin (americano) e Carlos Berl (colombiano). O terceiro tripulante que estava na aeronave, o piloto americano Jimmy Lee Garind, está em estado grave.

O camponês o encontrou com vida e junto a seus vizinhos iniciou um improvisado resgate enquanto o socorro não chegava.

"Não entendíamos nada. Pensei que queria água, mas o que pedia era auxílio", disse Muñoz, que estava em companhia de José Ramiro Giraldo.

Segundo Giraldo, o americano lhes pediu com seu precário espanhol para salvar a vida dele. "Ele repetia pedindo que o tirássemos. Suas pernas estavam 'encrustadas' nas alavancas do aparelho, arranquei os cabos e endireitei seu pé. Os outros o pegaram pela cintura, o colocamos sobre uma superfície plana e o carregamos", detalhou.

Muñoz reconheceu que alguns aldeões saquearam a aeronave, no entanto prefere lembrar a imagem do homem que "falava pouco espanhol" e que antes de subir à ambulância que os levou a Medellín disse "obrigado, senhores".

Os corpos das outras duas vítimas continuam no Instituto Médico Legal em Medellín.

A Universal Pictures, produtora do filme Mena lamentou o trágico fato através de um comunicado no qual afirmam que seus "corações e preces estão com os membros da produção e suas famílias neste momento difícil".