Filmes e séries

Punta del Este será sede do 3º Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano

Divulgação
Cena de "O Clã", que está na 3ª edição do Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano Imagem: Divulgação

De Madri, na Espanha

23/11/2015 17h12

A cidade de Punta del Este, no Uruguai, sediará os III Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano, que serão entregues em junho de 2016, conforme anunciaram nesta segunda-feira (23) a Egeda (Entidade Espanhola de Gestão de Direitos Audiovisuais) e a Fipca (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais).

A cerimônia será o primeiro grande evento oficial a ser realizado no novo Centro de Convenções de Punta del Este, que será inaugurado em maio. Cerca de 800 filmes ibero-americanos estreados em 2015 concorrerão nesta terceira edição do evento, que contará com filmes como o chileno "O Clube", o argentino "Paulina", o hispano-argentino "O Clã" e o colombiano "La Tierra y la Sombra", grandes sucessos em festivais internacionais.

Durante um almoço informativo realizado em Madri, o presidente da Egeda, Enrique Cerezo, lembrou que esses prêmios, cuja primeira edição foi realizada no Panamá em 2014, foram criados com o objetivo de derrubar fronteiras na distribuição cinematográfica entre os 23 países-membros. "A indústria cultural deveria ser questão de Estado. É imprescindível para a reativação econômica e o melhor antídoto frente à barbárie e a injustiça", disse Cerezo em referência aos recentes atentados terroristas na França e no Mali.

O diretor dos prêmios, Miguel Ángel Benzal, destacou que o impacto econômico das duas edições realizadas até o momento --Panamá em 2014 e Espanha em 2015-- supera os US$ 30 milhões, segundo estimativas "conservadoras". Como prova do sucesso, Benzal divulgou a quantidade de solicitações recebidas para sediar a terceira edição dos prêmios, entre elas de países como Guatemala, Colômbia, República Dominicana e inclusive Estados Unidos.

Durante o ato foi revelada a criação de uma nova categoria de prêmio, dedicada ao "cinema e educação em valores", e de um ambicioso projeto com a mesma temática que será desenvolvido na América Latina conjuntamente com a FAD (Fundação de Ajuda à Toxicomania), aproximando o cinema às escolas. Também foi entregue um prêmio especial ao secretário de Segib (Cooperação Ibero-Americana), Salvador Arriola, por seu papel de promoção dos vínculos culturais entre países.

Arriola foi o encarregado de inaugurar o evento, que também contou com a participação da atual presidente da Fundação Euro-América, Benita Ferrero-Waldner, de produtores como Gerardo Herrero e Enrique González Macho, cantores como Lucrecia e Diego Torres, e atores como Unax Ugalde e Pilar López de Ayala.

O grande vencedor da primeira edição dos Prêmios Platino foi o chileno "Gloria", enquanto no ano passado, em Marbella, "Relatos Selvagens", coprodução entre Espanha e Argentina dirigida por Damián Szifrón, levou oito prêmios.

Segundo dados do relatório Panorama Audiovisual, o cinema ibero-americano registrou em 2014 um total de 727 milhões de espectadores e arrecadou mais de US$ 3,6 bilhões.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

EFE
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
EFE
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
AFP
Cinema
do UOL
do UOL
Cinema
BBC
do UOL
EFE
Cinema
do UOL
do UOL
AFP
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Topo