Topo

Compositor dá ritmo caribenho à trilha sonora de "Star Wars"

O compositor americano de origem porto-riquenha Lin-Manuel Miranda  - Charles Sykes/Invision/AP
O compositor americano de origem porto-riquenha Lin-Manuel Miranda Imagem: Charles Sykes/Invision/AP

Ivan Mejía

Los Angeles (EUA)

15/12/2015 21h51

O compositor e ator norte-americano de origem porto-riquenha Lin-Manuel Miranda cresceu escutando os ritmos caribenhos que se atreveu a acrescentar na trilha sonora de "Star Wars: O Despertar da Força".

"Há sonhos que você tem desde criança que nunca se realizam. Eu nem sonhava com algo tão grande, por isso participar com minha música em 'Star Wars' representa um sonho", disse Miranda em entrevista à Agência Efe.

Tudo começou há três meses. J.J Abrams, diretor do novo filme da saga 'Star Wars', assistiu ao musical "Hamilton", estrelado por Miranda. "Vi que ele gostou. Ao fim da apresentação, o cumprimentei e brinquei: 'se precisa de uma música de cantina, me avise'".

"Dias depois de conhecer J.J, conversamos por telefone e ele me disse: 'Que tal escrevermos juntos uma nova versão da música para a cena de cantina de 'Star Wars'?'", contou o artista, de 35 anos.

O compositor, que ganhou um Grammy e quatro prêmios Tony, o maior prêmio do teatro nos Estados Unidos, revelou que nunca passou por sua cabeça que a piada faria o diretor de "Star Wars" pensar em um novo tema para uma cena que recriará a clássica cantina galática.

Para se inspirar, Miranda recebeu o roteiro da cena. "Os ritmos na homenagem musical são como nossa gente, com ritmos caribenhos", antecipou o compositor sobre a melodia de dois minutos. "E não posso falar mais nada, senão Darth Vader me mata", brincou.

Veja trailer do novo "Star Wars"

UOL Entretenimento

Nascido em Nova York, Miranda é filho de imigrantes porto-riquenhos, de quem herdou o gosto pelos ritmos latinos desde a infância, ao escutar em casa músicas de Rubén Blades, Juan Luis Guerra e Celia Cruz, entre outros.

Entre suas funções teatrais em "Hamilton", Miranda revelou que se reuniu virtualmente com Abrams, que participou da composição da trilha da nova cena da cantina de "Star Wars".

"Trabalhamos pelo computador. Eu enviava o arquivo de áudio, e J.J acrescentava ou tirava, até que chegamos a uma mistura e ela foi enviada ao editor para ser agregada à trilha sonora", explicou.

"Star Wars: O Despertar da Força", que estreia oficialmente nesta quinta-feira nos Estados Unidos, não é o único projeto de Miranda, que trabalha na música do filme de animação "Moana" e em uma versão para o cinema de seu musical "In the Heights" (2008).

O compositor, que como quase todas as pessoas de sua geração, cresceu com os filmes de "Star Wars", afirmou que o filme se tornou em um sucesso ainda maior por causa de sua trilha sonora.

"Na minha opinião, o poder e a emoção do filme ocorrem pela música incrível de John Williams", declarou sobre o diretor musical da saga galática.

"Para mim, J.J Abrams, assim como Steven Spielberg e George Lucas, são meus heróis. Eu fiz uma brincadeira e consegui criar minha oportunidade", disse Miranda.