Topo

Atores de "Star Wars" e "Cinquenta Tons" concorrem ao Bafta de revelação

Os atores John Boyega e Dakota Johnson, indicados ao Bafta de revelação - Reuters e AP
Os atores John Boyega e Dakota Johnson, indicados ao Bafta de revelação Imagem: Reuters e AP

Em Londres (Inglaterra)

06/01/2016 16h00

O ator do novo filme de "Star Wars" John Boyega concorrerá com Dakota Johnson, atriz do controverso "Cinquenta Tons de Cinza", ao Bafta de melhor ator/atriz revelação do ano, anunciaram os organizadores do prêmio mais importante do cinema inglês nesta quarta-feira (6).

O Bafta divulgou hoje os indicados dessa categoria, que ainda tem Taron Egerton ("Kingsman: Serviço Secreto"), Brie Larsson ("O Quarto de Jack") e Bel Powley ("The Diary of Teenage Girl", ainda sem título em português), antes de anunciar na próxima sexta-feira a lista completa de finalistas para a cerimônia, marcada para dia 14 de fevereiro, em Londres.

O reconhecimento ao melhor ator revelação, que em 2014 foi entregue a Jack O'Connell por "Invencível", é o único dos prêmios entregue pela Academia Britânica das Artes Cinematográficas e Televisão (Bafta) que o público escolhe através de uma votação pela internet.

Boyega, londrino de 23 anos, saltou à fama internacional em 2015 por seu papel central em "Star Wars: O Despertar da Força", o sétimo filme do universo criado por George Lucas, embora já tivesse tido papeis de destaque em outros filmes menores e séries de televisão.

"Que melhor forma de começar o ano!", disse ao site do Bafta o ator britânico, que este ano estará junto com as estrelas de Hollywood, Tom Hanks e Emma Watson, no suspense "The Circle".

Já Dakota Johnson, protagonista do fenômeno mundial "Cinquenta Tons de Cinza", a adaptação cinematográfica do romance erótico de E.L. James, comentou que ficou "completamente aturdida" por fazer parte da lista de candidatos.

A jovem americana, filha de Melanie Griffith e Don Johnson, não é nova na indústria cinematográfica, já que fez parte de filmes como "A Rede Social", "Anjos da Lei" e "Aliança do Crime", junto com Johnny Deep.

A californiana de 26 anos Brie Larsson agradeceu sua indicação pelo que representa para "O Quarto de Jack", filme protagonizado por ela que já foi indicado ao Globo de Ouro e é um dos cotados a entrar na lista do Oscar.

As outras promessas que concorrem ao prêmio são o galês Taron Egerton, conhecido por sua interpretação em "Kingsman: Serviço Secreto", em que dividiu o set com com Colin Firth; e a londrina Bel Powley, que ganhou a atenção do público no ano passado pelo longa "The Diary of a Teenage Girl".

Entre os ganhadores anteriores deste prêmio estão a americana Kristen Stewart (conhecida pela saga "Crespúsculo" e filmes como "Para Sempre Alice" e "Na Estrada"); o britânico Tom Hardy ("O Regresso", "Guerreiro" e "Locke") e o escocês James McAvoy ("O Último Rei da Escócia", "Desejo e Reparação" e "X-Men").