Topo

Morre aos 89 anos Angus Scrimm, o vilão de "Fantasma"

O ator Angus Scrimm em "Fantasma 4 - O Pesadelo Continua" (1998) - Reprodução
O ator Angus Scrimm em "Fantasma 4 - O Pesadelo Continua" (1998) Imagem: Reprodução

10/01/2016 12h40

O ator americano Angus Scrimm, conhecido por seu papel de o Homem Alto na saga de terror "Fantasma", morreu aos 89 anos, informou neste domingo (10) Don Coscarelli, que o dirigiu nesse e em outros filmes.

"Scrimm morreu em paz ontem à noite, rodeado de seus amigos e entes queridos. Sua atuação como O Homem Alto é uma conquista extraordinária na história do cinema de terror. Ele era última das estrelas do cinema clássico de terror", disse Coscarelli em seu perfil no Twitter.

Nascido em Kansas City em 1926 como Lawrence Rory Guy, na década de 70 adotou o nome artístico de Angus Scrimm.

Ele se mudou para a Califórnia para estudar arte dramática com William C. de Mille, e durante um tempo trabalhou no selo fonográfico Capitol Records, escrevendo as notas internas dos álbuns de artistas como Frank Sinatra e Beatles.

Um de seus primeiros trabalhos no cinema foi "O Maior Atleta do Mundo" (1976), sob a direção de Coscarelli, mas foi seu papel como o temível Homem Alto, três anos depois, o que elevou à categoria de ícone do cinema do terror.

O filme conta a história de um misterioso empresário de cerimônias fúnebres que semeia o terror em um pequeno povoado onde começam a acontecer misteriosas mortes. Jody e Mike, dois irmãos de 24 e 13 anos, começam a suspeitar dele, assim como Reggie, um vendedor de sorvetes amigo da família.

Recentemente Scrimm voltou ao papel, no quinto filme da saga, "Fantasma: Devastador", ainda em pós-produção, e cuja estreia está prevista para este ano.

O diretor do último episódio de "Star Wars", J.J. Abrams, fã da saga de terror, trabalha em uma versão restaurada em 4K do filme original.

O nome da capitã Phasma, um dos personagens de "O despertar da força", é uma homenagem a esse filme, contou o próprio Abrams.

O sucesso nos filmes de "Fantasma" ajudou Scrimm a conseguir outros papéis de vilão, como Dr. Sin Do em "O Império Perdido" (1984), Vlad, o rei vampiro de "Subspecies - A Geração Vamp" (1991), e do Doutor Lyme, que enfrenta Nicolas Cage e Charlie Sheen em "Engano Mortal" (1993).