Topo

Academia não indica nenhum ator negro ao Oscar pelo 2º ano consecutivo

Idris Elba, Will Smith, Michael B. Jordan e Samuel L. Jackson, atores que ficaram de fora do Oscar 2016 - Divulgação
Idris Elba, Will Smith, Michael B. Jordan e Samuel L. Jackson, atores que ficaram de fora do Oscar 2016 Imagem: Divulgação

Em Los Angeles (EUA)

14/01/2016 16h28

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não indicou nenhum ator negro ao Oscar pelo segundo ano consecutivo, uma situação que em 2015 levou à criação da hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) nas redes sociais e que, agora, surge como #OscarsStillSoWhite (#OscarAindaMuitoBranco).

Existem 20 candidatos nas categorias destinadas a reconhecer as melhores atuações do ano e nenhum deles é negro, apesar de nomes como Will Smith ("Um Homem Entre Gigantes"), Michael B. Jordan ("Creed: Nascido para Lutar"), Idris Elba ("Beasts of No Nation") e Samuel L. Jackson ("Os Oito Odiados") terem aparecido nas apostas.

O diretor de "Creed", Ryan Coogler, também negro, foi outro que ficou de fora da lista da Academia. O filme teve apenas uma indicação de ator coadjuvante para Sylvester Stallone.

Idris Elba foi indicado nos prêmios Bafta (o "Oscar inglês), nos do Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG) e no Globo de Ouro.

Entre as minorias também ficaram fora o porto-riquenho Benicio Del Toro ("Sicário: Terra de Ninguém") e as atrizes transgênero Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, ambas por "Tangerine".

Del Toro, ganhador do Oscar por "Traffic: Ninguém Sai Limpo", foi indicado aos Bafta.

Na categoria de maior destaque, a de melhor filme, também ficou de fora da competição "Straight Outta Compton: A História do N.W.A", um grande sucesso comercial nos EUA sobre a formação do famoso grupo de rap N.W.A.

O SAG nomeou os atores do filme na categoria de melhor elenco, mas o Oscar apenas incluiu "Straight Outta Compton: A História do N.W.A" na categoria de melhor roteiro original --deixando de fora seu diretor F. Gary Gray e indicando os dois roteiristas brancos

A Academia, presidida por Cheryl Boone Isaacs (uma mulher negra), fez esforços nos últimos tempos para que haja mais diversidade entre seus membros, majoritariamente mais velhos e brancos.

Em julho, a entidade convidou artistas negros como David Oyelowo, Gugu Mbatha-Raw e F. Gary Gray a se tornarem membros, e recentemente se anunciou a iniciativa A2020, cujo objetivo é diversificar ainda mais a Academia e incentivar a indústria cinematográfica a dar mais oportunidades para as minorias.

Além disso, a 88ª edição do Oscar será comandada pelo humorista negro Chris Rock.

O mexicano Alejandro González Iñárritu levou duas indicações ao Oscar como melhor filme (produtor) e melhor diretor, ambas por "O Regresso", sendo o único representante latino nas categorias principais.