Topo

Em Cannes, Pedro Almodóvar critica fracasso econômico e político da Espanha

De Paris (França)

15/05/2016 18h03

O diretor espanhol Pedro Almodóvar, que concorre no Festival de Cannes com o filme "Julieta", assegurou que a Espanha atravessa um de seus piores momentos desde a volta da democracia.

Em entrevista publicada neste domingo (15) pelo jornal francês "Le Journal du Dimanche", o cineasta afirmou que "em nível econômico, não nos recuperamos. E em nível político, temos a sensação de um fracasso contundente em todos os âmbitos".

Almodóvar, que retorna a Cannes cinco anos após ter apresentado também em competição "A Pele Que Habito", joga a culpa nos partidos políticos e em seus responsáveis, "que não souberam alcançar um acordo para formar governo".

"Em um momento no qual a democracia deveria ser celebrada, nos damos conta de que não serviu para nada. Mas sigo sendo, apesar de tudo, um homem de esquerda", aponta o diretor, que afirmou estar "muito envolvido em tudo o que acontece em nível social".

Por outro lado, Almodóvar confessou que se sente frágil fisicamente e que optou nestes momentos por cuidar de sua saúde "ao invés de seguir vivendo perigosamente".