Topo

Morre o ator britânico Burt Kwouk, o Cato de "A Pantera Cor de Rosa"

Em foto de 2011, o ator Burt Kwouk posa após receber a Ordem do Império Britânico - John Stillwell/Pool via AP
Em foto de 2011, o ator Burt Kwouk posa após receber a Ordem do Império Britânico Imagem: John Stillwell/Pool via AP

Em Londres (Inglaterra)

24/05/2016 16h49

O ator britânico Burt Kwouk, conhecido pelo papel de Cato, o mordomo do inspetor Clouseau nos filmes da série "Pantera Cor-de-Rosa", morreu nesta terça-feira (24) aos 85 anos, informou seu agente, sem detalhar a causa.

Junto com o astro Peter Sellers, Kwouk atuou em sete filmes da franquia e é lembrado, além disso, por sua participação na série "Last of the Summer Wine", transmitida pela emissora pública britânica "BBC" entre 2002 e 2010.

Nessa série Kwouk interpretava o eletricista Entwistle, um papel pensado especificamente para ele.

Nascido em Manchester (norte da Inglaterra), mas criado em Xangai, foi condecorado em 2011 com a Ordem do Império Britânico, um reconhecimento atribuído pela rainha Elizabeth 2ª por suas conquistas artísticas.

O agente do ator anunciou a notícia em comunicado no qual afirmou que Kwouk "tristemente faleceu em paz", sem detalhar a causa da morte e acrescentou que a família "realizará um funeral privado, mas haverá uma cerimônia de tributo em uma data posterior".

Entre outras aparições notáveis de Kwouk na grande tela, o ator inglês participou também de filmes da popular saga do agente secreto britânico James Bond, como "007 contra Goldfinger" e "Com 007 Só se Vive Duas Vezes".