Topo

Cineasta brasileira mostra amor por Cuba em doc no Festival de Miami

Imagem de divulgação do documentário "Vinte Anos", de Alice de Andrade - Reprodução
Imagem de divulgação do documentário "Vinte Anos", de Alice de Andrade Imagem: Reprodução

Pablo Ramón Ochoa

De Miami (EUA)

09/03/2017 21h36

A cineasta brasileira Alice de Andrade, que estreará no Festival de Cinema de Miami o documentário "Vinte Anos", afirmou nesta quinta-feira que a história é de "profundo amor" por Cuba, um país no qual o tempo passa de forma diferente do que em outros lugares.

Em 1992, Alice fez o documentário "Lua de Mel" sobre os casamentos de jovens de Cuba. Duas décadas depois, ela voltou a entrar em contato com esses casais e se deparou com histórias "presas" no tempo.

"Vinte anos em Cuba não é o mesmo do que no resto no mundo. Eu tinha em mente que filmaria uma transformação, porque estava anunciado que Cuba tinha que mudar, mas o que me surpreendeu é que tudo ocorreu muito lentamente", explicou a cineasta.

"Vinte Anos", que já foi exibido em São Paulo e no Festival de Cinema de Havana, foca em três famílias uma delas já tinha relação com Alice desde 1992 e analisa as dificuldades de manter o amor durante um momento duro como foi o "período especial" dos anos 90.

A cineasta Alice de Andrade - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A cineasta Alice de Andrade
Imagem: Reprodução/Facebook
Apesar de o cenário de fundo ser político, a brasileira afirmou que o foco de "Vinte Anos" é o amor e não julgar aspectos ideológicos ou ditar verdades. Alice quis mostrar outra face do dia a dia de Cuba para "discutir e sentir".

Por esse motivo que Alice, filha de um dos principais expoentes do Cinema Novo, Joaquim Pedro de Andrade, ficou emocionada de estrear o filme no Festival de Miami. Ela quer ver como será a reação da comunidade cubano-americana da cidade e observar como eles interagem com um filme que fala do amor em Cuba sem pretender entrar na esfera política.

No entanto, o filme também incluiu uma família exilada em Miami, algo que se conecta inevitavelmente com a aventura que muitos cubanos tiveram que enfrentar para começar uma nova vida.

Alice passou cinco anos gravando e produzindo "Vinte Anos", um documentário para o qual teve que fazer um longo trabalho de investigação. A cineasta revelou que foi difícil encontrar as famílias entrevistadas anteriormente, mas os obstáculos a motivaram ainda mais a gravar o filme.

Por esse motivo, o próximo projeto de Alice é uma série de televisão sobre 13 daquelas histórias. E a brasileira lembrou que para o projeto de "Lua de Mel", o jornal oficial cubano "Granma" publicou seu anúncio: "Buscam-se casais jovens".

Agora ela gostaria de ter o mesmo privilégio para poder reencontrar mais facilmente as histórias que em 2017 ainda a apaixonam.

Imagem do documentário "Vinte Anos", que representa o Brasil no Festival de Miami - Divulgação - Divulgação
Imagem do documentário "Vinte Anos", que representa o Brasil no Festival de Miami
Imagem: Divulgação