Topo

Em Cannes, júri faz apelo por mais mulheres no cinema

Em Cannes (França)

29/05/2017 09h31

As integrantes do júri da 70ª edição do Festival de Cannes lançaram neste domingo (28) um claro apelo a favor da maior presença feminina na indústria cinematográfica.

"Nós estamos perdendo muitas histórias", lamentou a diretora, roteirista e produtora alemã Maren Ade, que disse que a predominância masculina é tão visível que às vezes ela tem a sensação de que o cinema não é lugar para mulheres.

A atriz americana Jessica Chastain apoiou o movimento e defendeu que um maior número de filmes assinados por mulheres teria personagens femininos mais autênticos.

A competição oficial desta edição, segundo revelou, fez com que ela percebesse que a maneira com que as mulheres são retratadas na telona "é bastante perturbadora, salvo algumas exceções".

Coppola - Regis Duvignau/Reuters  - Regis Duvignau/Reuters
A diretora Sofia Coppola (dir.) com o elenco do filme "O Estranho que Nós Amamos"; ela se tornou a segunda mulher a receber o prêmio de direção no Festival de Cannes em 70 anos
Imagem: Regis Duvignau/Reuters

"Espero que com mais cineastas haja mais mulheres como as que conheço, mais proativas, que não reagem apenas aos homens ao redor delas, mas que têm o seu próprio ponto de vista", apontou.

Já a atriz, diretora e cantora francesa Agnès Jaoui, também integrante do júri presidido este ano pelo diretor Pedro Almodóvar, fez nesta semana uma reivindicação bem-humorada no tapete vermelho, ao colocar parte do próprio cabelo em cima da boca, fingindo ser um bigode.

A representação feminina na premiação deste ano contou com Sofia Coppola, que venceu na categoria de melhor direção por "O Estranho que Nós Amamos", tornando-se apenas a segunda mulher a receber o prêmio da categoria em 70 anos.

"Fez um magnífico trabalho", resumiu a atriz chinesa Fan Bingbing, que fez parte das deliberações.

A escocesa Lynne Ramsay, diretora de "You Were Never Really Here", venceu na categoria de melhor roteiro, junto com o grego Yorgos Lanthimos. Já a alemã Diane Kruger foi considerada a melhor atriz por "In the Fade", e Nicole Kidman levou o Prêmio Especial do 70º Aniversário.