Topo

Ator Joseph Bologna, de "A Dama de Vermelho", morre aos 82 anos

O ator americano Joseph Bologna - Frazer Harrison/Getty Images
O ator americano Joseph Bologna Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

De Nova York (EUA)

14/08/2017 20h59

O ator e roteirista americano Joseph Bologna, que atuou em filmes como "A Dama de Vermelho", "O Paizão", morreu neste domingo (13) aos 82 anos, na Califórnia, após três de luta contra um câncer, confirmou seu representante, Dick Guttman.

"Ele teve uma vida e uma morte preciosas, tendo vivido três anos desde que foi diagnosticado com um câncer de pâncreas no hospital", disse em comunicado a esposa de Bologna, a atriz Renee Taylor, segundo a imprensa local.

Taylor expressou agradecimento aos médicos responsáveis pelo tratamento porque, graças a eles, Bologna pôde receber em 26 de fevereiro o "Lifetime Achievement Award" durante a cerimônia Night of 100 Stars e "viajar por um mês ao seu lugar favorito, a Itália".

Bologna era conhecido pelo papel na comédia "Um Cara Muito Baratinado" (1982) e "Transilvânia - Hotel do Outro Lado do Mundo" (1985), e foi indicado ao Oscar pelo roteiro do longa-metragem "As Mil Faces do Amor" em 1970, que adaptou da peça de teatro de mesmo título da Broadway, escrita e protagonizada por ele e sua esposa dois anos antes.

Ainda que fosse visto com o aspecto do típico mafioso, papel que interpretou em filmes como "Honor Thy Father" e "Cops and Robbers", o ator também gostava de participar de comédias, como a de "Feitiço do Rio" (1984), que protagonizou junto a Michael Caine e Demi Moore.

O ator e sua esposa, casados durante mais de 50 anos, escreveram conjuntamente mais de 22 peças de teatro e colaboraram em diversos projetos de cinema e televisão.