Topo

Filme mostra a transformação da Raquel na Bruna Surfistinha, diz diretor

DANIELLE NORONHA<br>Da Redação

27/01/2010 16h00

Raquel Pacheco, 25, mais conhecida como a ex-garota de programa Bruna Surfistinha, mostrou um pouco de sua vida no livro "O Doce Veneno do Escorpião", que teve cerca de 250 mil exemplares vendidos. Agora é a vez do diretor Marcus Baldini contar essa história nas telas do cinema.

  • Bruno Fernandes/ Folha Imagem

    Deborah Secco aparece no papel de Rachel Pacheco, mais conhecida como Bruna Surfistinha, uma típica menina da classe média paulistana que decide ser garota de programa


Foram nove semanas de filmagem em São Paulo e em Paulínia, interior da cidade. "Correu tudo muito bem. No início tínhamos oito semanas, mas tivemos que aumentar um pouco no final. Tenho pequenos arrependimentos, mas nada grave", conta o diretor.

PRODUTOR FALA SOBRE "O DOCE VENENO DO ESCORPIÃO"

Deborah Secco é a protagonista e ficou responsável em dar vida às histórias dos dois lados da personagem. "O nome da Deborah sempre esteve entre as pessoas que queríamos no projeto. Eu não a conhecia e a encontrei apenas três meses antes da filmagem, mas quando ela leu o roteiro nos entendemos muito bem", explica o diretor.

Para Baldini, a Raquel tem um lado mais ingênuo, diferente da Surfistinha, que não é tão inocente. Era necessário que a atriz que interpretasse as personagens conseguisse transitar entre essas duas figuras. "A Deborah viu a personagem da mesma forma que eu. Ela tem uma bagagem de atuação e uma intensidade que o papel precisava. O filme é um pouco sobre a transformação da Raquel na Bruna", finaliza Baldini.

A verdadeira Raquel visitou algumas locações. Uma vez participou como figurante, uma recepcionista. Nas demais, foi para matar a curiosidade sobre o funcionamento de um set de filmagem. Em nenhuma das vezes sugeriu mudanças nas cenas. "A Raquel é uma parceira do projeto. Não quero fazer um filme que a desagrade, mas a gente não tem um vínculo de aprovação, ela leu o roteiro e ele também é baseado muito nas coisas que a gente conversou antes", diz Baldini.

  • Bruno Fernandes/ Folha Imagem

    A atriz Deborah Secco (à esq.) é orientada pelo diretor Marcus Baldini. À direita, Rachel Pacheco participa das filmagens

Como "O Doce Veneno do Escorpião" trata de uma ex-garota de programa, as cenas de sexo serão inevitáveis. "O sexo é uma coisa cotidiana para a Bruna, mas ela também faz sexo por amor. Não existe nem um tipo de apelo sexual. Todas as cenas estão ali para contar algumas coisas", fala Marcus.

A classificação etária do filme pode ser determinada pelo teor dessas cenas. Segundo o diretor essa não é uma preocupação: "Eu gostaria que o filme fosse visto por muitas pessoas, mas não existe este compromisso, o filme que vai dar a classificação, não é a classificação que vai dar o filme".

Além de Deborah Secco, participam do longa os atores Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes, Fabiula Nascimento, Cris Lago e Clarisse Abujanra. Experiente no mercado publicitário, este será o primeiro longa de ficção do diretor. O orçamento total do filme é de R$ 5,5 milhões. O filme está no processo de montagem e a previsão de estreia é para o dia 13 de julho.