Topo

Bons filmes que (quase) ninguém viu nos anos 2000

Até animnações da Disney podem ser esquecidas - Reprodução
Até animnações da Disney podem ser esquecidas Imagem: Reprodução

GAYDEN WREN

Hollywood Watch

10/07/2010 07h03

Os anos 2000 já viraram história e já parecem uma vida inteira para os cinéfilos. Em Hollywood o que vale é apenas o filme mais recente e os multiplexes seguem o exemplo: os sucessos de hoje apagam da memória os sucessos de ontem de forma implacável, e a próxima grande coisa sempre está logo à frente.

O mundo do cinema nos anos 2000 certamente foi grande. A década começou com o golpe duplo da série Harry Potter, ainda em andamento, e "O Senhor dos Anéis" (2001-2003), e terminou com os números descomunais de "Avatar" (2009). Foi uma década de super-heróis, com "X-Men" (2000), "Homem-Aranha" (2002) e "Batman Begins" (2005) faturando alto e produzindo sequências que faturaram ainda mais.


Os anos 2000 também produziram sua cota de futuros clássicos, liderados pelos vencedores do Oscar de Melhor Filme "Gladiador" (2000), "Uma Mente Brilhante" (2001), "Chicago" (2002), "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003), "Menina de Ouro" (2004), "Crash - No Limite" (2005), "Os Infiltrados" (2006), "Onde os Fracos Não Têm Vez" (2007), "Quem Quer Ser um Milionário?" (2008) e "Guerra ao Terror" (2009). Alguns podem reclamar de um ou dois desses vencedores, mas a maioria deles ainda será assistida daqui uma geração, assim como "Homem-Aranha", "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e a série Harry Potter.

Mas nem todo futuro clássico faturará centenas de milhões de dólares ou colecionará prêmios de prestígio. Não vamos esquecer que filmes imortais como "Cidadão Kane" (1941) e "A Felicidade não se Compra" (1946) foram fracassos de bilheteria que saíram de mãos vazias da noite do Oscar.

Tendo isso em mente, aqui está uma década de filmes ignorados, a maioria deles menores e menos proeminentes do que os filmes mencionados acima, mas que provavelmente crescerão em estatura com o passar dos anos. Eles estão disponíveis em DVD (ou na TV por assinatura) e valem a pena ser vistos caso você não os tenha assistido.

ALGUNS EXEMPLOS

O incomum e sutilmente arrepiante "Lembranças de um Verão" (2001) foi o filme que M. Night Shyamalan vem tentando fazer nos últimos cinco ou 10 anos.

"Alguém para Eva" (2003) ofereceu uma atualização esperta de "A Megera Domada", com Gabrielle Union saindo fora de sua personalidade habitual para interpretar a megera titular.

O documentário "Shut Up and Sing" (2006) transformou a guerra de palavras das Dixie Chicks com a direita republicana em um thriller e/ou uma comédia surreal.

"Invencível" (2006) conta com a melhor interpretação de Mark Wahlberg até o momento, na história real do torcedor do Philadelphia Eagles nos anos 70 que tardiamente se tornou um jogador famoso.

"Jornada pela Liberdade" (2007) conta com todos os bons elementos de um ótimo drama de época –além do valor adicional de ser uma história real de uma ainda importante história da abolição da escravatura.

"Ponto de Vista" (2008) foi um dos melhores thrillers em anos, contado por múltiplos pontos de vista que se unem no bom final explosivo, graças à direção firme e um elenco sensacional que inclui William Hurt, Dennis Quaid, Sigourney Weaver e Forest Whitaker.

(Gayden Wren é o editor de entretenimento do "The New York Times Syndicate")