Topo

"Não dirigirei um filme sobre a Janis Joplin, ao menos não no próximo ano", diz Fernando Meirelles

Da Redação

16/07/2010 14h46

Nos últimos dias, a internet foi inundada por uma avalanche de notícias que confirmavam a participação de Fernando Meirelles como diretor de uma cinebiografia da cantora americana Janis Joplin. O filme teria roteiro escrito pelo cineasta brasiliense José Eduardo Belmonte e seria financiado pelos mesmos produtores da saga "Crepúsculo". Meirelles, que não está no Brasil, respondeu às perguntas do UOL Cinema sobre o assunto por e-mail com um comunicado em que nega, pelo menos por enquanto, participação no projeto e esclarece o que aconteceu.

A seguir, a íntegra do e-mail escrito pelo diretor de "Cidade de Deus" e "Ensaio Sobre a Cegueira":

"Não dirigirei um filme sobre a Janis Joplin, ao menos não no próximo ano.

"É fato que recebi um convite dos produtores com um roteiro pronto que achei que precisava de um trabalho ainda. Convidei o Zé Belmonte, cineasta brasileiro que admiro muito, para reescrever o roteiro e ele chegou num ótimo resultado.

"Mas o produtor musical que tem os direitos das músicas da Janis Joplin não gostou do caminho escolhido. Creio que ele esperava um filme mais colado à vida da cantora, como uma espécie de documentário encenado, sem tantas liberdades. Como este caminho não me agrada tanto o projeto ficou num impasse.

"Os produtores foram fazer os últimos dois filmes da série 'Crepúsculo' e paramos a conversa por aí. Não ha nada acertado. No ano que vem voltaremos a conversar.

"Esse tipo de envolvimento que acaba não resultando num filme é comum não só lá fora como aqui também, por isso sou sempre cauteloso para confirmar algum projeto.

"Faz parte."