Topo

Em livro, Pixar é inspiração para um escritório animado

"Up - Altas Aventuras", sobre o velhinho Carl Fredricksen, é um dos filmes da Pixar - Divulgação
"Up - Altas Aventuras", sobre o velhinho Carl Fredricksen, é um dos filmes da Pixar Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

03/08/2010 07h00

Toda pessoa tem uma lista de seres admiráveis que servem como inspiração e exemplo. Usamos fatos e condutas dessas pessoas especiais para ajudar a decidir que rumo seguir na vida.

O mesmo procedimento é adotado por empresas, inspirando-se em outras firmas para que o sucesso seja alcançado. O livro “Nos Bastidores da Pixar: Lições do Playgroud Corporativo mais Criativo do Mundo”, escrito por Bill Capodagli e Lynn Jackson, serve exatamente para tal propósito: com seguir a filosofia corporativa da produtora de animações para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Ao longo das mais de 180 páginas, as práticas da empresa são discutidas. No fim de cada breve capítulo, há um quadro com dois tópicos que resumem os ensinamentos da passagem anterior. Muitas vezes frases ditas por John Lasseter (diretor criativo da Pixar) ou por Walt Disney são apresentadas nessa seção.

O volume é direcionado para líderes em companhias de qualquer área de atuação. Quem estiver mais interessado na história da empresa que deu vida ao vaqueiro Woody e tantos outros personagens inesquecíveis terá de pescar informações aqui e ali, correndo o risco de ficar insatisfeito.

Para esse tipo de público, o interesse estará mais concentrado no final do livro, especificamente no Apêndice 2, intitulado “Fatos favoritos de Bill e Lynn a respeito da Pixar”.

“Nos Bastidores da Pixar” é basicamente uma auto-ajuda corporativa e, por vezes, escapa do foco. Há a clara impressão que a Pixar não passa de um exemplo distante em algumas passagens, apenas um pretexto para passar a mensagem.

Por isso mesmo, o leitor precisa antes de tudo estar procurando o tipo de auxílio que o livro oferece. O amor por cinema – ou apenas pelas produções da Pixar – tem de estar no subtexto, somente como um aspecto para dar um diferencial na leitura.

NOS BASTIDORES DA PIXAR: LIÇÕES DO PLAYGROUND CORPORATIVO

Autor: Bill Capodagli e Lynn Jackson
Editora: Saraiva
Tradutor: Maria Amalia Bernardi
Páginas: 184
Preço: R$ 44,90