Topo

"Brigas de 'Scott Pilgrim' foram pensadas como níveis de um jogo", diz diretor

Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead vivem o par romântico de ""Scott Pilgrim Vs. the World"" - Divulgação
Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead vivem o par romântico de ''Scott Pilgrim Vs. the World'' Imagem: Divulgação

ADRIANA TERRA

Da Redação

13/08/2010 07h00

Criação do canadense Bryan Lee O'Malley, a HQ sobre um pós-adolescente com uma banda de rock e uma série de problemas amorosos conquistou diversos fãs pelo mundo, desde sua primeira publicação em 2004. Agora, ''Scott Pilgrim Vs. the World'' ("Scott Pilgrim Contra o Mundo", em tradução livre; o título em português ainda não foi definido) chega aos cinemas dos EUA, onde é hit entre os jovens, com Michael Cera ("Juno") no papel do protagonista e direção de Edgar Wright ("Chumbo Grosso").

Na trama, passada em Toronto, Scott é um jovem de pouco mais de vinte anos que toca em uma banda de garagem e divide a casa com um amigo gay que o satiriza o tempo todo. No currículo amoroso de Scott estão diversas garotas, a maioria com quem ele terminou e uma delas que terminou com ele, Envy, deixando-o na pior e -- mais grave -- montando uma banda rival que estoura na cidade.

  • Divulgação

    Cena do filme, adaptado de uma HQ

Durante o período em que vive a ressaca amorosa de Envy, Scott tenta se recuperar engatando um namoro infantil com a adolescente Knives Chau (Ellen Wong). Até que ele conhece Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), uma garota norte-americana de cabelos coloridos que entrega livros de patins. Ramona é durona, cheia de personalidade. Acha Scott meio bobo de início, mas acaba ficando com ele, quando o fato de ele ser bobo se torna uma coisa fofa.

Tudo poderia ser romântico e tedioso na continuação da história, não fosse o passado do casal. Assim como Scott, Ramona já quebrou o coração de uma série de meninos -- e eventualmente meninas --, que se organizam em uma liga e procuram o novo amor de Ramona, a fim de impedir que ele fique com ela na base da força. Com Scott a situação não é muito melhor. Sua ex-namorada colegial não o perdoa por ter sido trocada e Envy reaparece.

Essas encrencas amorosas, especialmente as brigas com os chamados "ex-namorados do mal" de Ramona, que movimentam a trama. "'Scott Pilgrim' é sobre lutar por amor, sobre o quanto você batalha para conseguir ficar com alguém", falou o diretor Edgar Wright, que apresentou o filme em julho passado na Comic-Con, em San Diego. Na feira de cultura pop, Wright disse também que se apaixonou pela história de Pilgrim assim que teve contato com a HQ, em 2004.

TRAILER DO FILME ''SCOTT PILGRIM VS. THE WORLD"

Segundo o diretor, "as lutas do filme foram feitas para parecerem níveis de um game", o que explica os efeitos especiais usados nas cenas de brigas e o fato de cada ex-namorado de Ramona ter uma peculiaridade. Um deles, vivido por Chris Evans, é o ex galã, a quem até mesmo Scott admira. Entre os atores que vivem os sete ex-namorados estão ainda Satya Bhabha, o Matthew Patel; Brandon Routh, o Todd Ingram; Mae Whitman, que faz a ex-namorada Roxanne Richter; Keita e Shota Sato, os gêmeos Kyle Katayanagi e Ken Katayanagi; e Jason Schwartzman, no papel de Gideon Gordon Graves.

Além das batalhas amorosas, o destaque de "Scott Pilgrim" é a trilha sonora. Quem compôs as músicas da Sex Bob-Omb, banda de Scott, foi o cantor Beck. No filme há ainda músicas de Frank Black, Black Lips, Metric, T. Rex, Broken Social Scene e Rolling Stones.

O filme tem previsão de estreia no Brasil em novembro deste ano, sem data definida. Por aqui, o selo Quadrinhos na Cia., da Cia. das Letras, lançou os dois primeiros volumes da história e em setembro deve publicar 3º e 4º volumes.