Topo

Oficina de crítica de cinema reúne trabalhos sobre filmes do Festival de Curtas de SP

Cena de "Recife Frio", curta-metragem de Kleber Mendonça Filho - Divulgação
Cena de "Recife Frio", curta-metragem de Kleber Mendonça Filho Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

25/08/2010 07h00

Trabalhos de crítica de cinema viraram tema da atividade Crítica Curta, oficina que acontece durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. O projeto teve início antes das exibições dos filmes abrirem ao público. Os interessados enviaram textos e passaram por uma seleção onde, por fim, se formou um grupo. A coordenação é feita pelo crítico Sérgio Rizzo. Os textos produzidos serão compilados em um tabloide que será distribuído no final do Festival.

 

Nesta quarta (25) o público poderá conferir o filme de um crítico de cinema que também atua como cineasta: Kleber Mendonça apresenta “Recife Frio” na sessão das 17h, no CineSESC. No curta, um meteoro cai na tropical capital pernambucana e altera totalmente seu clima. Com temperaturas máximas de 14º C há sete meses, vários setores da sociedade são afetados. O falso documentário usa o formato de reportagem televisiva feita por um canal estrangeiro. O humor é conseguido pela seriedade com que a situação absurda é abordada. Kleber Mendonça consegue incutir no roteiro críticas sociais e ambientais interessantes.

Uma outra forma de a crítica influenciar na programação do Festival está no programa Semana da Crítica, que traz cinco filmes que foram selecionados pelos críticos de cinema presentes no Festival de Cannes. Vindo de vários países, o que une os curtas desse programa são as ousadias que trazem, explorando os limites da linguagem cinematográfica e propondo novas formas de olhar o mundo. Semana da Crítica terá sua última apresentação amanhã (26), na Cinemateca.