Topo

Roteirista espalha microrroteiros pelas ruas de São Paulo

Microrroteiro de Laura Guimarães transformado em quadrinhos por Marcelo e Magno Costa - Reprodução
Microrroteiro de Laura Guimarães transformado em quadrinhos por Marcelo e Magno Costa Imagem: Reprodução

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

04/09/2010 07h03

A roteirista Laura Guimarães achou uma forma criativa de expor suas histórias: resolveu colar microrroteiros - impressos em papéis coloridos - em pontos de ônibus e postes de ruas movimentadas de São Paulo. Numa segunda etapa do trabalho, Laura fez parcerias com quadrinistas e ilustradores a fim de complementar os textos com imagens.

Tudo começou com as HQs de Marcelo Costa. "Falei com ele e perguntei se queria transformar um dos roteiros em quadrinhos", conta Laura Guimarães em entrevista por telefone ao UOL Cinema. "Ele topou e começou a produzir as histórias com o Magno Costa, irmão gêmeo dele."

Outro desenhista que se interessou pelo trabalho de Laura foi Mozart Fernandes, amigo com quem já costumava trabalhar. "Queríamos achar trabalhos nossos que pudessem dialogar entre si e ele tinha esse projeto com divas que combinava com alguns microrroteiros", diz.

Por ora, uma das repercussões positivas veio do jornalista Gilberto Dilmenstein, que escreveu uma coluna na Folha de São Paulo sobre os microrroteiros - colados, em maior parte, no bairro de Pinheiros. "O legal é que ele olhou o trabalho como um todo."

Para o futuro, Laura espera que seus microrroteiros alcancem outros meios. "Já estou conversando com a Gabriella Argento e ela elaborou uma cena para ser filmada", disse Laura. Entre outros projetos, as histórias podem até virar música, mas tudo ao seu tempo. "A ideia é fazer coisas que as pessoas possam realizar no tempo livre", afirma. Mais imagens do trabalho podem ser vistas no blog da roteirista.