Topo

Mostra sobre cineasta John Ford começa nesta quarta-feira em SP

O cineasta John Ford, em imagem de 1942 - AP / Arquivo
O cineasta John Ford, em imagem de 1942 Imagem: AP / Arquivo

Da Redação

21/09/2010 07h00

Começa nesta quarta-feira (22), no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a Mostra John Ford, sobre um dos mais importantes cineastas de todos os tempos. O evento vai até o dia 17 de outubro e exibirá 36 longas e um curta-metragem do diretor norte-americano. Além da capital paulista, o festival também será exibido em Brasília, de 29 de setembro a 17 de outubro, e no Rio de Janeiro, de 12 de outubro a 07 de novembro. Os ingressos para cada filme custam R$ 4, com meia entrada.

A mostra será uma oportunidade de conferir no cinema cópias novas e restauradas de clássicos de Ford, como “Rastros de Ódio”, “O Sol Brilha Na imensidão”, “Depois do Vendaval”, “Caravana de Bravos”, "Paixão de Fortes”, "Como Era Verde Meu Vale”, "No Tempo das Diligências”, “O Furacão”, “O Delator”, O Cavalo de Ferro”, O Último Cartucho”, e “Bucking Broadway”.

Há, ainda, a Trilogia da Cavalaria (“Sangue de Heroi”, “Legião Invencível” e "Rio Grande”), protagonizada por John Wayne e que retrata os conflitos da cavalaria americana durante as guerras indígenas. A mostra reserva uma data especialmente para a exibição da trilogia em sequência, numa proposta de sessão tripla. Destaque para “Sangue de Heroi”, que traz o embate entre os personagens interpretados por Henry Fonda e John Wayne, os dois principais atores de Ford, que aparecem juntos aqui pela primeira e única vez.

Além de ser um dos ícones do cinema mundial, Ford é também o mais premiado dos cineastas americanos, com quatro Oscar de Melhor Diretor (por “O Delator”, “As Vinhas da Ira”, “Depois do Vendaval” e “Como Era Verde Meu Vale”, este também vencedor do prêmio de Melhor Filme). No total, Ford dirigiu mais de 140 filmes em cinco décadas.

Livro e curso
Durante a mostra, será lançado um livro-catálogo, com fotos, filmografia completa, e artigos clássicos publicados em importantes revistas e jornais em diferentes épocas. Entre os textos incluídos, destaques para artigos do próprio Ford, publicado em 1928 no New York Times, de Peter Bogdanovich e do influente crítico francês, Serge Daney. Para adquirir o livro catálogo, o espectador deve comprar cinco entradas do cinema e trocar gratuitamente os comprovantes nas bilheterias do CCBB.

Haverá também um curso gratuito para quem pretende conhecer mais sobre o cineasta. O programa é dividido em quatro módulos, sendo que cada um foca em um aspecto específico do diretor, e as entradas serão distribuídas 1 hora antes do início das aulas.


Mostra John Ford
Quando: De 22 de setembro a 17 de outubro de 2010
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo / Rua Álvares Penteado, 112, Centro (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Tel.: (0xx11) 3113-3651 / (0xx11) 3113-3652
Mais informações em www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp