Topo

Novo Manoel de Oliveira e exposições de Wenders e Kurosawa reforçam opção de 34ª Mostra de SP pela arte

Pilar López de Ayala é a personagem título de ""O Estranho Caso de Angélica"", de Manoel de Oliveira - Divulgação
Pilar López de Ayala é a personagem título de ''O Estranho Caso de Angélica'', de Manoel de Oliveira Imagem: Divulgação

Da Redação

01/10/2010 16h11

As cifras continuam astronômicas: mais de 400 filmes de mais de 40 países, espalhados por 20 pontos de exibição na cidade. Nesse sentido, a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa no dia 22 de outubro e vai até 4 de novembro, não destoa da maior parte das edições recentes do evento. Continua sendo, nas palavras da própria organização, "o centro das atenções do universo cinematográfico" local durante duas semanas. O cartaz oficial deste ano marca registrada do evento, será divulgado nas próximas semanas.

Na edição de 2010, a seleção organizada por Leon Cakoff e Renata de Almeida terá “O Estranho Caso de Angélica”, novo trabalho do diretor português Manoel de Oliveira, realizador mais longevo no mundo atualmente, com 101 anos de idade; "Você Vai Conhecer O Homem dos Seus Sonhos", novo filme de Woody Allen; “The Way of the Ink”, documentário sobre Horitoshi Sensei, um dos últimos mestres do Irezumi, a arte da tradicional tatuagem japonesa, dirigido pela brasileira Pamela Valente, e o poderoso “Submarino” mais recente realização do  dinamarquês Thomas Vinterberg.

Entre os principais destaques, está “Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives”, longa-metragem do tailandês Apichatpong Weerasethakal, Palma de Ouro no Festival de Cannes. O filme mexicano “Revolution”, que reúne uma série de episódios de diretores mexicanos, como Gael Garcia Bernal e Diego Luna (“E Sua Mãe Também”), também está na programação. Luna trará “Abel”, sua estreia como diretor de filmes de ficção.

Outra produção dirigida por ator confirmada na programação é “Tournée”, do francês Mathieu Amalric (“O Escafandro e a Borboleta”). Ainda na lista de filmes que merecem atenção redobrada: “Poetry”, do sul-coreano Lee Changdong, e “Copie Conforme”, do iraniano Abbas Kiarostami.

A 34ª Mostra de São Paulo terá em sua programação paralela duas exposições especiais. A primeira, de 22 de outubro até o fim de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, marca a celebração dos 100 anos do cineasta japonês Akira Kurosawa e exibe uma série de storyboards das produções do diretor. Aproveitando a ocasião, será lançado o livro “À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa” (Cosac Naify/Mostra de SP), de Teruyo Nogami, produtora e assistente do cineasta.

A outra exposição, "Lugares, Estranhos e Quietos", de 20 de outubro até janeiro de 2011, no Museu de Arte de São Paulo, trará fotografias inéditas do cineasta alemão Wim Wenders.

Livro

Esse ano será lançado o segundo volume do livro "Filmes da Minha Vida", com depoimentos de Serginho Groisman, Sérgio Machado, Suzana Amaral, Isay Weinfeld, Ana Luiza Azevedo, Gilberto Dimenstein e Eliane Caffé.
O evento, que integra a programação da Mostra desde 2008, tem como objetivo divulgar filmes que tiveram alguma importância na vida das personalidades depoentes.