Topo

Com cartazes de Wenders e Kurosawa, Mostra de São Paulo 2010 anuncia programação com mais de 400 filmes

A Mostra de São Paulo 2010 tem dois cartazes, um para Akira Kurosawa e um para Wim Wenders - Divulgação
A Mostra de São Paulo 2010 tem dois cartazes, um para Akira Kurosawa e um para Wim Wenders Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

09/10/2010 10h30

É nessa época do ano que os cinéfilos de São Paulo aguardam a programação da Mostra Internacional de Cinema para montarem suas agendas. Este ano, em sua 34ª edição, o evento promete seguir a receita consolidada para apresentar o que é produzido em cinema nos quatro cantos do mundo. De 22 de outubro a 4 de novembro, mais de vinte espaços espalhados pela metrópole exibirão mais de 400 filmes de cerca de 40 países.

A abertura para convidados será no dia 21 de outubro. Na ocasião, será projetado "O Estranho Caso de Angélica", trabalho inédito do cineasta mais velho em atividade no cinema mundial, o centenário português Manoel de Oliveira. O filme já abriu a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2010.

Outros cineastas renomados farão parte da programação. Entre eles, Woody Allen ("Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos"), Thomas Vinterberg ("Submarino"), o vencedor do último Festival de Cannes, o tailandês Apichatpong Weerasethakal ("Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas"), e Amos Gitai ("Rosas a Crédito").

Pela primeira vez na história da Mostra, Leon Cakoff e Renata Almeida optaram por fazer dois cartazes para a edição 2010. O layout dos dois é assinado por Wim Wenders, autor da foto que ilustra um deles. O outro traz uma ilustração de Akira Kurosawa, o storyboard de um de seus filmes. "Desconheço um festival que tenha feito um cartaz dupla face", disse Cakoff.

Mais do que cinema

A exposição "Lugares Estranhos e Quietos" trará fotografias inéditas do cineasta alemão expostas no Museu de Arte de São Paulo (MASP) de 20 de outubro a 9 de janeiro. "Wim Wenders vem para montar a exposição. Ele chega ao Brasil para cuidar de todos os detalhes", anunciou Cakoff. A programação da Mostra contará também com filmes de Wenders, como "Paris, Texas".

"Kurosawa - Criando Imagens para Cinema" expõe 80 storyboards criados durante a produção de filmes do cineasta japonês, cujo centenário se comemora este ano. Esta será a primeira exibição mundial depois de Tóquio. Também para celebrar a ocasião, a Mostra sedia o lançamento do livro "À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa", de Teruyo Nogami, que atuou ao lado do gênio cinematográfica como assistente e produtora.

O livro "Filmes da Minha Vida" terá seu segundo volume lançado durante a Mostra. Para divulgar os filmes que tiveram alguma importância para celebridades, o livro traz depoimentos de Serginho Groisman, Sérgio Machado, Suzana Amaral, Isay Weinfeld, Ana Luiza Azevedo, Gilberto Dimenstein e Eliane Caffé.

Clássicos eternos

Cópias restauradas de filmes considerados marcos na história do cinema ganham sessões especiais na Mostra. Na Cinemateca Brasileira, acontece a exibição de "O Corintiano", estrelado por Mazzaropi.

Entre os clássicos estrangeiros, "Metrópolis" (1927) será projetado com 25 minutos de material inédito, encontrado em Buenos Aires, em 2008. "Roshomon" (1950), de Akira Kurosawa, também chega ao evento com cópia restaurada.

Os melhores entre os melhores

Criado por Tomie Ohtake, o troféu Bandeira Paulista é entregue para o filme escolhido por um júri internacional entre os favoritos do público na seção Competição Novos Diretores.

O Ministério das Relações Exteriores oferece o Prêmio Itamaraty. Todos os filmes brasileiros exibidos na Mostra concorrem a prêmios em dinheiro, entregues ao melhor curta-metragem, longa de ficção e longa documental.