Topo

"Eu tenho muito de criança em mim", diz Josh Duhamel, astro de "Juntos Pelo Acaso"

Josh Duhamel e Katherine Heigl em cena de "Juntos pelo Acaso" - Divulgação
Josh Duhamel e Katherine Heigl em cena de "Juntos pelo Acaso" Imagem: Divulgação

CINDY PEARLMAN

do Hollywood Watch

09/10/2010 07h03

"Paquerar sempre me apavorou", diz Josh Duhamel, que interpreta um solteirão descompromissado na nova comédia romântica "Juntos Pelo Acaso". "Eu não consigo paquerar. Eu sempre fui de me fixar. Eu sempre mantive relacionamentos por longo prazo. Na verdade, eu buscava conhecer a pessoa antes mesmo de iniciar o jantar. Eu fazia um reconhecimento completo antes mesmo de pedir a salada."

"Você sabe quando realmente sente algo por alguém? Para mim não basta apenas pensar ‘talvez eu possa gostar dela’." Duhamel está fora do circuito de namoros há algum tempo. Em janeiro de 2009, ele se casou com a cantora Stacy Ferguson - mais conhecida como a Fergie dos Black Eyed Peas - e, desde então, ele diz, conta com uma vida doméstica confortável.

"Minha garota é a pessoa mais incrível do mundo", diz o ator de 37 anos, nascido em Dakota do Norte. "Nós fazemos churrasco e assistimos aos jogos dos Minnesota Vikings. É temporada de futebol, então nós sempre aguardamos pelos domingos. Nós nunca passamos mais de uma semana ou duas separados. Quando não estamos trabalhando, nós realmente gostamos de ficar em casa."

Isso pode ser frustrante, ele reconhece, para alguns membros da mídia. "Os paparazzi literalmente ficam esperando por nós na saída de nossa garagem, mas a gente simplesmente aceita e segue em frente. Nós temos esta vida maravilhosa, eu e minha garota. Nós não deixamos nada nos incomodar."

Sentado para uma entrevista no Regency Hotel, em Nova York, Duhamel está vestindo calça jeans preta e uma camisa lisa de seda preta. Ele apresenta um corte militar curto para "Transformers 3", que ele está filmando no momento.  "Nós estamos filmando nas ruas de Chicago e é o máximo. Todo mundo está tão empolgado com o filme que até mesmo os bombeiros no set ficam de olhos arregalados quando estamos enfrentando as máquinas. Até mesmo eles querem entrar na ação."

O conflito em seu filme atual, que estreou nos Estados Unidos em 8 de outubro, é algo mais próximo e pessoal. Em "Juntos Pelo Acaso", co-estrelado por Katherine Heigl, Duhamel interpreta Eric Messer, um cameraman de esportes e solteirão convicto cuja maior ambição é se tornar diretor dos jogos da NBA. Sua vida pessoal é de um meninão, contando com uma série de garotas festeiras e nenhum compromisso.

Tudo muda quando seu melhor amigo e a esposa dele morrem em um acidente de carro, deixando sua filha órfã sob custódia conjunta de Eric e da melhor amiga da esposa, uma provedora de refeições com pé no chão (Heigl) e uma história de más experiências com homens - incluindo no passado um encontro às cegas desastroso com Eric.

É pedido para que os dois morem juntos para poderem criar o bebê, mas uma assistente social bem-intencionada alerta contra um relacionamento pessoal - um conselho fácil de seguir, já que eles não se toleram. Em outras palavras, o ator que tinha medo de paquerar está interpretando um sujeito que só quer isso.

"Não é uma situação fácil. A maioria de nós diria: ‘Claro, pode deixar que eu crio a criança. Eu assumirei a responsabilidade e cuidarei disso’. Mas Eric reluta a respeito. Ele está triste pela perda dos amigos, mas também furioso. Ele acha: ‘Eu sou a pessoa mais inadequada que poderiam ter escolhido para criar sua filha’."

DIRETOR E ELENCO FALAM DE "JUNTOS PELO ACASO"

Mas ele não teve problemas em se identificar com o lado infantil de Eric. "Eu tenho muito de criança em mim. Se você perguntar à minha esposa, ela será a primeira a concordar. Mas é o que as pessoas gostam em mim. Não necessariamente precisa ser uma qualidade ruim."

Parte da ideia desta comédia centrada em um bebê, diz Duhamel, é romper com sua imagem de símbolo sexual - o que não é fácil, já que o cartaz de "Juntos Pelo Acaso" o exibe de cueca. "Não é uma pose sensual", ele diz de modo defensivo. "Eu estou correndo atrás de um bebê e é como se eu tivesse pernas de um sexagenário. Eu olhei para o cartaz e pensei: ‘Eu realmente preciso voltar à academia’."

Duhamel insistiu que não tira a camisa durante o filme. "Eu não queria ficar fazendo coisas sem camisa neste filme. O bebê de fato passou por mim um dia apenas de fralda e sapatinhos cor-de-rosa. Ela está segurando sua mamadeira. Então concordei em correr atrás dela de cueca, segurando uma garrafa de cerveja. De novo, não foi nada sensual."

Antes das filmagens, Duhamel passou algum tempo em Atlanta com Alexis, Brynn e Brooke Clagett, as trigêmeas que interpretam sua filha instantânea no filme. "Quando chegamos ao set, as meninas realmente respondiam para mim porque eu já as conhecia. Foi de muita ajuda, porque podiam brincar no set entre os takes e se sentiam à vontade."

Ter um set cheio de bebês  -incluindo um bebê de 9 meses da China, adotado por Heigl durante a produção do filme - fez com que as filmagens fossem divertidas, acrescenta o ator. "Eu tenho afinidade com crianças. Eu acho que podemos nos entender no mesmo nível emocional." Ele ri.

"Minha irmã mais nova tem gêmeos. Eu li no roteiro que, se você ligar o exaustor acima do fogão, ele tranquiliza os bebês quando estão chorando. Então quando estive na casa da minha irmã, eu segurei o bebê perto do exaustor. Realmente funcionou."

Duhamel nasceu em Minot, Dakota do Norte, onde seu pai era um representante de vendas de publicidade e sua mãe uma professora colegial. Duhamel planejava ser um dentista, mas após uma passagem pela Universidade Estadual de Minot, ele decidiu seguir outro rumo.

Ele tinha 26 anos quando se viu trabalhando como operário em uma construção e namorando uma mulher que queria ser modelo. Um caça-talentos de uma agência de modelos de San Francisco viu o casal, mas não se interessou por ela, mas sim por Duhamel, ao qual ofereceu representação. Poucos dias depois, ele estava trabalhando em comerciais e logo seus olhos se voltaram para a interpretação.

Duhamel ganhou experiência interpretando Leo du Pres na novela "All My Children" (1999-2002), depois saltou para a tela grande em "Um Encontro Com Seu Ídolo" (2004). Então vieram "O Retrato de Dorian Gray" (2004), "Turistas" (2006), "Transformers" (2007), "Transformers: A Vingança dos Derrotados" (2009) e "Quando em Roma" (2010), assim como a série de TV "Las Vegas" (2003-2008).

O ator também estrela a atual comédia romântica independente "The Romantics", e no ano que vem reprisará seu papel como o major William Lennox em "Transformers 3".

Mais à frente, ele e Fergie estão pensando em se tornar pais."É algo que desejo há muito tempo. Foi em parte o motivo para ter me interessado por esta história. Eu acho que muitos caras ficam apavorados e se perguntam se conseguirão se tornar pais. Eu sei que a paternidade não é fácil, mas eu tenho uma esposa incrível."

"Eu sei que uma família seria a melhor coisa que poderia acontecer comigo."

(Cindy Pearlman é uma jornalista free-lance baseada em Chicago.)

 

Tradutor: George El Khouri Andolfato