Em viagem ao Brasil, ator da saga "Harry Potter" se diz contente com destino heróico de Neville Longbottom
O ator Matthew Lewis está no Brasil para promover o lançamento do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", que tem estreia mundial na sexta-feira (19). Em um bate-papo com a imprensa, da qual o UOL fez parte, o jovem fez um balanço da franquia e falou de sua experiância ao interpretar o atrapalhado Neville Longbottom.
"Quando consegui o papel, sabia que Neville era um bom personagem, mas eu nunca esperava o que ele se tornaria", afirmou o ator sobre como sua participação cresceu com o decorrer dos filmes.
Na primeira parte do fim, ele só tem uma cena, mas será de fundamental importância no final da saga. "Não fiquei triste de ter apenas uma cena porque eu não esperava participar dessa primeira parte", explicou Mathew. "Estou feliz de poder dizer que eu estive em todos os oito filmes."
TRAILER DE "HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1"
Essa jornada começou muito tempo atrás, quando Lewis era apenas um garoto. "Passei praticamente metade da minha vida nessa experiência incrível", disse. "Quando eu comecei os filmes era muito tímido e, por ter de trabalhar regularmente com adultos, tive de amadurecer rapidamente."
Mathew Lewis cresceu em Leeds, perto de Londres. "Quando estou na minha cidade, não há pessoas me perseguindo nas ruas e posso fazer coisas normais." O jovem astro tenta conciliar a fama conseguida com os filmes e a privacidade com sua família e amigos. "Em Leeds, tento fazer as coisas da maneira mais normal possível: jogo futebol, vou ao cinema e a pubs com os mesmos amigos que tinha antes de interpretar Neville."
Além de fãs, o sucesso da franquia Harry Potter trouxe a Mathew outras oportunidades. "Posso viajar o mundo, ver lugares fantásticos e conhecer pessoas incríveis", avalia. "Eu não mudaria isso por nada no mundo."
Crescimento do personagem
Neville Longbottom não é só o amigo atrapalhado de Harry Potter. Na Parte 2, que estreia em 2011, ele terá uma função fundamental para a batalha final. "Neville sabe que não pode derrotar os vilões sozinho, ele não é forte o bastante", pondera Matthew. "Seu papel é incomodá-los o máximo possível, enquanto a batalha final não começa, como a Resistência Francesa na 2ª Guerra Mundial."
No final da série, Neville será o líder dos outros estudantes de Hogwarts. "Ele lidera pelo exemplo", afirmou o ator. "Veremos um Neville muito diferente na parte final - diferente, mas legal."
Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Neville Longbottom (Matthew Lewis) em cena de ''A Ordem da Fênix" (2007)
Antes de o último livro de Harry Potter ser lançado, Matthew já sabia do trabalho animado que teria pela frente. "A J.K. Rowling me disse que eu teria boas coisas a fazer, mas eu não quis que ela me contasse porque eu estava esperando pelo livro", confessou Lewis.
A mudança de postura do personagem começou no quinto filme, segundo Lewis. "Quando Harry se torna o professor e lidera a Armada de Dumbledore, Neville precisava de alguém para acreditar nele - esse é o papel de Harry." Matthew relembrou com prazer de "Harry Potter e a Ordem da Fênix". "Adoro a parte em que Neville entra no Ministério da Magia."
De olho no futuro
Depois de tantos anos, Matthew não terá de ir novamente aos sets de filmagens para interpretar Neville. "Não diria que eu senti um alívio quando terminamos", falou o ator. "Tínhamos uma sensação de realização e estávamos muito orgulhosos de termos concluído tudo com sucesso. Senti-me muito animado pelo futuro. Estou ansioso para ver o último filme e quero ter outros projetos."
Sobre os próximos passos da carreira, Matthew planeja trabalho no teatro. "Vou participar de uma peça no próximo ano, mas terei tempo de voltar para o Brasil para o lançamento da Parte 2."
Apesar de estar a trabalho, Lewis apreciou sua estadia pelo continente. "Estou curtindo tanto a América do Sul que eu me sinto em casa", brincou. "Alguns dos outros atores ficaram com inveja quando souberam que eu viria ao Brasil, mas eles estão bem em Nova York."
"Vou voltar e dizer para eles sobre toda a diversão que encontrei por aqui. Assim eles pedem para vir ao Brasil também no ano que vem," prometeu Matthew.
LEIA MAIS
- ''Foi difícil ter que lidar com várias emoções'', diz Radcliffe
- "Ela vive num outro planeta", diz atriz de "Harry Potter'' sobre Luna Lovegood
- "Já recebi cartas dizendo 'deixe Harry em paz'", diz intérprete de Draco Malfoy
- "Acho que eu e Rony nos tornamos uma única pessoa", diz Grint sobre papel em "Harry Potter"
- Rupert Grint, de ''Harry Potter'', se diz pronto para seguir em frente
- Em "Relíquias da Morte", polissuco movimenta atores e faz Radcliffe usar sutiã
- Rupert Grint diz que cenas de sexo em "Cherrybomb" foram traumáticas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.