Topo

Montador de "Noite Vazia" e "O Beijo da Mulher Aranha", Mauro Alice morre em São Paulo, aos 85 anos

Da Redação

23/11/2010 15h53

Morreu na manhã desta terça (23), em São Paulo, o montador Mauro Alice, aos 85 anos.

Mauro Alice nasceu em Curitiba em 1925 e mudou-se para São Paulo em 1948. Em 1950 começou a trabalhar nos estúdios Vera Cruz, onde foi assistente do chefe de montagem da empresa, Oswald Hafenrichter. Os dois primeiros longas que assinou como montador foram comédias de Mazzaropi na Vera Cruz.

No Rio de Janeiro, entre 1956 e 1957, trabalhou para o produtor e diretor de chanchadas Watson Macedo. De volta a São Paulo, montou, de novo na Vera Cruz, filmes dos principais cineastas paulistas da época, como Walter H. Khoury ("Noite Vazia") e Anselmo Duarte ("Veredas da Salvação"), além da estréia do fluminense Roberto Farias, "Rico Ri à Toa".

Nos anos 70 trabalhou em vários gêneros e diferentes setores da produção cinematográfica paulistana, das pornochanchadas ao cinema sertanejo, passando por diretores de prestígio como Maurice Capovilla e Astolfo Araújo. Na década seguinte começaram as parcerias com Francisco Ramalho Jr. e Hector Babenco ("O Beijo da Mulher Aranha").

Outros filmes que Mauro Alice montou desde então foram a animação "As Aventuras da Turma da Mônica", de Maurício de Sousa, "A Grande Noitada", de Denoy de Oliveira, e "Até que a Vida nos Separe", de José Zaragoza.