Cinema

Iraniano Jafar Panahi convidado para júri do Festival de Cinema de Berlim 2011

Getty Images
O cineasta iraniano Jafar Panahi em foto tirada durante o Festival de Toronto de 2006, no Canadá imagem: Getty Images

Da Redação *

O cineasta iraniano Jafar Panahi foi convidado para participar do júri da mostra competitiva do 61º Festival de Cinema de Berlim, será realizado entre os dias 10 e 16 de fevereiro de 2011, informaram os organizadores. "Esperamos que Jafar Panahi possa participar do festival e realizar esta tarefa tão importante, na 61ª Berlinale", explicou o diretor da mostra, Dieter Kosslick, em comunicado.

Jafar Panahi, 50 anos, não pôde participar da Mostra de Veneza em setembro, por ter tido seu passaporte invalidado pelo governo iraniano. "Proibem-me de fazer filmes há cinco anos. Quando um realizador não é autorizado a fazê-los, significa que está preso mentalmente", havia escrito o cineasta em mensagem lida ao público antes da projeção do curta-metragem "O Acordeão", em Veneza.

Panahi havia sido preso em março, acusado pelo ministério iraniano da Cultura de ter "preparado um filme contra o regime, registrando acontecimentos pós-eleitorais". Eram alusões a manifestações de protesto contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, em junho de 2009, cujos resultados foram contestados mundialmente.

O governo iraniano prendeu Panahi em março. O cineasta passou três meses na prisão, período no qual fez até uma greve de fome. Cineastas do mundo inteiro se manifestaram contra a prisão e pediram a soltura do diretor de "O Balão Branco", "O Espelho" e "O Círculo", entre outros filmes. Foi liberado ao final de três meses, mas não pôde participar do júri do Festival de Cannes.

Panahi tem uma longa relação com o Brasil, por meio da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Ele ganhou o prêmio do júri na 19.ª Mostra, com o citado "O Balão Branco", e participou como jurado da 22.ª edição. 

* (Com a agência AFP)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo