Topo

"Desassossego", filme brasileiro que tem 14 diretores, é selecionado para o Festival de Roterdã

Imagem do filme ""Desassossego"", feito a partir da reunião de fragmentos de 14 cineastas - Divulgação
Imagem do filme ''Desassossego'', feito a partir da reunião de fragmentos de 14 cineastas Imagem: Divulgação

Da Redação

12/01/2011 15h31

Além de ''O Céu Sobre os Ombros", pertencente à mostra competitiva, o Festival de Cinema de Roterdã selecionou outro filme brasileiro para sua programação. Trata-se da produção ''Desassossego'', que será exibida fora de competição nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro na sessão Bright Future. O evento holandês acontece entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro deste ano.

Com coordenação de Felipe Bragança e Marina Meliande, o longa "Desassosego" reúne trabalhos de 14 diretores, que criaram situações a partir de uma carta, escrita por Bragança, sobre o fim de um relacionamento. “Diferentemente de um filme de episódios, 'Desassossego' reúne fragmentos de filmes dos cineastas que foram montados juntos, transformando-se em um filme único sobre utopia, amor e explosão”, resumiu Bragança em comunicado oficial sobre o filme.

Além dos coordenadores, que também atuaram como diretores, fizeram parte  do filme Helvécio Marins Jr, Clarissa Campolina, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Marco Dutra, Juliana Rojas, Caetano Gotardo, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, e Karim Aïnouz, este último conhecido por filmes como ''Madame Satã'' e ''O Céu de Suely''.

A produção foi selecionada no Rumos Cinema e Vídeo 2009/2011, que viabilizou a sua produção, e foi exibida no Brasil, em 2010, no Itaú Cultural, em São Paulo, e na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.